Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto compõem a comissão que investiga vereador Ronaldo Cardoso

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto compõem a comissão que investiga vereador Ronaldo Cardoso
Redação
OBemdito
14 de junho de 2022 11h39

Os vereadores de Umuarama, Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto formam a Comissão de Exame de Denúncia que apura acusações contra o vereador Ronaldo Cruz Cardoso (PROS). O parlamentar é acusado de um suposto pedido de propina em troca da aprovação de um loteamento no município.

Os três nomes que compõem a comissão foram escolhidos em sistema de sorteio na sessão ordinária desta segunda-feira (13). Em reunião ainda sem data marcada o trio parlamentar irá definir as atribuições de presidente, relator e membro.

A comissão tem prazo de 15 dias para apresentar o relatório após analisar documentos e ouvir defesa e acusação do vereador Ronaldo. Após o relatório de conclusão da comissão a votação em plenário vai decidir sobre uma pena mais branda ou até mesmo a cassação de mandato do vereador.

O vereador é acusado de usar a função pública para obter vantagem indevida na aprovação de um projeto de lei que altera o zoneamento urbano do município.

A alteração é pré-requisito para a liberação de um loteamento comercial do empresário e engenheiro civil Vitor Hugo Gaiari Rojas. Ronaldo teria pedido R$ 30 mil em dinheiro ao empresário para acelerar o trâmite da aprovação na Câmara, uma vez que ele é presidente da Comissão de Justiça e Redação.

A denúncia surgiu a partir de uma conversa gravada pelo vereador João Paulo Maciel de Oliveira, em seu gabinete, no momento em que foi procurado pelo empresário para relatar o pedido de propina que teria sido feito por Ronaldo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.