Umuarama

Vigilância realiza nova vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que está próximo da reabertura

O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi parcialmente interditado pela Vigilância em Saúde na última sexta-feira (20). Na ocasião, profissionais do órgão fizeram inspeção no local e confirmaram irregularidades no Centro de Esterilização, que foi fechado. A medida atendeu uma recomendação do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Na manhã desta quarta-feira (25) a Vigilância Sanitária esteve no hospital, a pedido da diretoria da unidade, para realizar uma nova vistoria. De acordo com Franzimar Morais, chefe de Vigilância em Saúde, o convite foi para verificação do andamento das regularizações necessárias.

Morais explicou que a parte documental (contratos e protocolos) já está pronta. Além disso, foram feitas terceirizações para alguns setores, como da lavanderia. “Eles optaram por terceirizar algumas coisas por questão de valores e investimentos. Na lavanderia, por exemplo, são usados alguns equipamentos de alto custo. Então, neste caso a terceirização foi a melhor opção para o hospital”, informou.

O chefe da Vigilância acrescentou que, como o centro cirúrgico estava parado, a direção também optou por já fazer a sua manutenção e serviços pontuais. Agora a unidade passa por organização interna e realiza outros procedimentos, visando a reabertura o mais breve possível.

Morais acredita que entre o fim dia de quinta (26) e a sexta-feira (27) a Vigilância seja comunicado pela direção do Nossa Senhora para proceder com uma nova vistoria para liberação de funcionamento – no caso de tudo estar de acordo com as orientações.

Caso isso ocorra, a Vigilância emite um laudo informando sobre a liberação. Ainda há mais um passo que deve ser cumprido pelos representantes do hospital, que é uma reunião com o Ministério Público, para apresentar os documentos e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado a outros prazos.

INTERDIÇÃO PARCIAL

A interdição parcial do Nossa Senhora Aparecida aconteceu após recomendação do Ministério Público do Paraná (MPPR). Desde então, o hospital deixou de receber novos pacientes. Com a interdição, além do setor administrativo o Nossa Senhora pode realizar apenas consultas clínicas. Os demais procedimentos ficam restritos.

A direção do hospital informou na última sexta-feira (20) ter firmado convênio com a Universidade Paranaense para terceirizar os serviços de esterilização de materiais e lavanderia. Estes documentos foram apresentados nesta quarta.

OBemdito tentou contato telefônico com o diretor, Marcelo Nelli, mas não obteve sucesso. O espaço está aberto para eventual manifestação por parte dos representantes do hospital.

Ministério Público

Segundo o MP, o Hospital Nossa Senhora Aparecida estava há mais de seis meses em condições de funcionamento precárias. Uma inspeção feita pela Vigilância Sanitária em março já havia constatado que a esterilização dos instrumentos hospitalares estava incorreta devido a uma falha no setor.

Confira outros detalhes aqui.

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

33 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

44 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais