Saúde

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) deu início, na manhã desta quinta-feira (4), à distribuição das 37.120 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) destinadas às 22 Regionais de Saúde.

O imunizante, incorporado neste ano ao calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), será aplicado em gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os bebês contra bronquiolite nos primeiros seis meses de vida.

As doses chegaram ao estado na manhã de quarta-feira (3) e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde passaram por triagem e separação para envio aos municípios.

“Após 24 horas do recebimento das doses, iniciamos a distribuição para as Regionais de Saúde. É uma boa notícia. Vamos começar o quanto antes a imunizar as gestantes contra o vírus sincicial”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A campanha começa oficialmente nesta sexta-feira (5), às 9h, durante ato simbólico na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, em Curitiba. O evento contará com a presença do secretário e da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Busca ativa

A Sesa orientou que os municípios priorizem a convocação das gestantes já cadastradas em suas unidades de saúde. Se houver ausência nas primeiras chamadas, a recomendação é realizar busca ativa.

“Os municípios conhecem suas gestantes. Se elas não comparecerem neste primeiro momento, que as equipes busquem e assegurem que recebam a vacina”, disse Beto Preto.

Profissionais treinados

De acordo com a pasta estadual, os profissionais das salas de vacinação já estão aptos a aplicar o novo imunizante. A equipe passou por duas capacitações, com foco no manejo, armazenamento e atualização sobre o imunobiológico.

“Os treinamentos foram importantes. Tenho certeza de que o processo será tranquilo em todo o Estado”, afirmou o secretário.

O Ministério da Saúde sinalizou que um novo lote deverá ser enviado ainda em dezembro, o que permitirá ampliar o número de gestantes alcançadas pela imunização.

Rudson de Souza

Recent Posts

Em meio à tristeza pela morte de jovem, família autoriza doação de órgãos

A jovem Victória Surâma, de 27 anos, morreu neste domingo (23), em Maringá, após sofrer…

4 horas ago

Motocicleta com placa feita de adesivo é apreendida pela Polícia Militar em Pérola

Uma motocicleta Honda CG 125, de cor prata, foi apreendida pela Polícia Militar na manhã…

4 horas ago

Pé de maconha no quintal, ameaça de morte ao pai e destruição levam rapaz à prisão

Um jovem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar do Paraná na manhã desta…

5 horas ago

Suspeito é preso após tentar furtar R$ 183 em picanha de supermercado em Umuarama

Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar do Paraná na manhã desta…

5 horas ago

Ação policial prende homem com canetas emagrecedoras irregulares em Tapejara

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (24) durante uma operação…

6 horas ago

Morte de acadêmica do curso de Psicologia causa luto na Unipar em Umuarama

A Universidade Paranaense (Unipar) comunicou, nesta segunda-feira (24), o falecimento da acadêmica de Psicologia Tayana…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais