Foto: Assessoria de Imprensa/Cemil

Saúde

Internações de pacientes com síndromes gripais estão controladas em Umuarama

Foto: Assessoria de Imprensa/Cemil
Internações de pacientes com síndromes gripais estão controladas em Umuarama
Redação
OBemdito
24 de maio de 2022 17h32

Umuarama ainda tem leitos disponíveis para internação. A informação é do secretário municipal de saúde de Umuarama, Herison Cleik da Silva Lima, que conversou na tarde de hoje por telefone com a reportagem do Portal OBemdito.

Segundo ele, Umuarama tem 20 leitos de enfermaria para atender pacientes da Covid 19 e 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) voltados para pessoas em estado crítico e que necessitam de cirurgia imediata. Quatro pacientes estão internados com sintomas da Covid 19.

O número de internações por síndromes gripais, principalmente com a chegada do frio ainda são desconhecidos. “Em relação ao uso de máscaras estamos acompanhando o aumento de casos, aguardando números do setor epidemiológico para tomar futuras medidas”, observou Herison.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados e situações de risco, embora o uso não seja obrigatório, e alerta para a importância da continuidade da vacinação.

“Observamos um aumento no número de casos de síndromes gripais e, embora esse crescimento já fosse esperado pela queda na temperatura e a proximidade do inverno, é preciso manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras em determinadas ocasiões e, principalmente, a vacinação contra essas doenças. A vacinação tem evitado o agravamento da Covid-19 e da gripe”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A não obrigatoriedade do uso de máscaras está na Resolução Sesa nº 243/2022 , publicada há quase dois meses. O documento salienta que a utilização da máscara é uma recomendação, mas orienta sobre excepcionalidades onde o uso é indispensável, como em situações com aglomerações de pessoas, acesso e atendimento em unidades de saúde e por pessoas elencadas como grupos de risco.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.