Umuarama

Assistentes Sociais definem estratégias para lidar com população em situação de rua

Com a queda brusca das temperaturas registradas nos últimos dias, em pleno outono – a mais de um mês do início do inverno –, a Secretaria Municipal de Assistência Social decidiu antecipar a mobilização para definir estratégias de atendimento à população em situação de rua, em Umuarama. A cidade já conta com uma ampla rede de acolhimento, integrada por abrigos que oferecem mais de 60 leitos, alimentação completa, orientação e encaminhamento para serviços sociais. Porém a demanda costuma aumentar nos dias frios.

A discussão envolveu as coordenações do Centro Pop, da Divisão da Proteção Social Especial e da Associação de Apoio à Promoção Profissional (Apromo), que se reuniram na sede da secretaria com a secretária Adnetra Vieira dos Prazeres Santana e o diretor Fábio Barzon.

Pessoas em situação de rua que aceitam acolhimento na cidade podem ocupar os 64 leitos ofertados pelo município, em parceria com a Apromo, nas duas unidades da instituição. Lá eles contam com quarto coletivo, beliches, cobertores, banheiros e quatro refeições diárias, além de cursos, orientações e atendimentos em saúde. Porém a ocupação atingiu praticamente 100% nas últimas semanas.

A preocupação é não deixar essa população exposta às baixas temperaturas, embora o acolhimento em abrigos tenha de ser voluntário – por opção das pessoas. “Com alguns ajustes e adequações, podemos alojar mais 10 a 15 pessoas, com vagas extras e por um período de tempo limitado”, informou o presidente da Apromo, Júnior Lopes.

A secretária Adnetra informou que já existem contatos com uma entidade assistencial para ampliar a oferta de leitos, caso necessário, e também outras possibilidades. “Tudo vai depender da demanda. Reunimos as alternativas e montamos um plano de atendimento que, se necessário, será colocado em prática rapidamente. Para hoje mesmo já poderemos ter alguns leitos a mais”, afirmou.

Além da Apromo, o município dispõe da Casa da Sopa Dr. Leopoldino – que serve almoços – e da equipe do Centro Pop, que também conta com alimentação. O coordenador Roger Giopatto disse que nos próximos dias o serviço ampliará as abordagens nos pontos de maior concentração para monitorar pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento, cobertores e um chá quente nas noites mais frias.

“Temos alguns cobertores para os que não aceitarem o acolhimento, mas precisamos de doações da população para reforçar o estoque, principalmente de roupas masculinas para adultos”, completou a chefe da Divisão de Proteção Social Especial, Sandra de Sousa Oliveira Prates, que também participou da reunião. As doações podem ser encaminhadas para o Centro Pop ou para a sede da Assistência Social, que fica no antigo prédio do Fórum (ao lado do Cartório da Justiça Eleitoral).

(Assessoria PMU)

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

41 minutos ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

2 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

4 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

5 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

6 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais