Foto: Prefeitura de Umuarama
Por meio da Procuradoria-Geral, a Prefeitura de Umuarama ingressou no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) com ação declaratória alegando abusividade da greve do magistério municipal e solicitando a concessão de liminar para que seja estabelecido um contingente mínimo de professores em sala de aula. A greve foi iniciada nesta quarta-feira, 27, paralisando total ou parcialmente a maioria das escolas e centros de educação infantil (CMEIs). Apenas dois estabelecimentos não foram afetados.
No final da tarde o prefeito Hermes Pimentel recebeu uma comissão de professores e membros do sindicato dos servidores municipais, que concordou em protocolar um estudo de impacto financeiro divulgado durante live na internet, na última terça-feira, para análise da Secretaria Municipal da Fazenda, com a intenção de embasar uma possível negociação.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação, 19 escolas municipais e CMEIs estavam não tiveram aulas nesta quarta. Outras 20 instituições de ensino funcionavam parcialmente (com 52 turmas). Na Escola Municipal Benjamin Constant e no CMEI Rubem Alves não houve adesões à greve e as aulas aconteceram normalmente.
Na ação, o município argumenta que “não há como atender a reivindicação dos professores, de ser aplicado o reajuste através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a toda categoria”.
Salienta que “o Poder Público Municipal não se insurge contra o direito de greve, já que se trata de uma garantia constitucional”, mas quanto à “falta de legitimidade e legalidade da paralisação, que afetará diretamente a prestação dos serviços educacionais no município de Umuarama”. Além disso, baseia-se em pedido de reajuste salarial sem que o poder público tenha condições orçamentárias e financeiras de concedê-lo.
O procurador-geral da Prefeitura, Renan William de Deus Lima, cita insegurança jurídica para o reajuste do piso do magistério sem base legislativa. A área de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) abordou o tema na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “No entendimento da entidade, o aumento do piso estabelecido em portaria pelo governo federal não tem eficácia legal, uma vez que o critério para reajuste tem referência a uma lei revogada”, afirmou.
O critério de reajuste do piso foi revogado com a Lei 14.113/2020, que regulamentou o novo Fundeb, entendimento confirmado pelo próprio Ministério da Educação (MEC) com base em parecer jurídico da Advocacia-Geral da União (AGU). No entanto, o MEC publicou a portaria 67/2022 com uma correção do piso de 33,24%. A eficácia da medida, porém, é contestada pela entidade municipalista devido ao uso de portaria para o reajuste e a base de cálculo.
A Secretaria Municipal da Fazenda contestou dados apresentados na live do sindicato dos servidores. Os gastos com a folha de pagamento dos servidores municipais somam hoje, na verdade, 49,77% das receitas – descontados os recursos recebidos devido à gestão plena na área de saúde, que são repassados diretamente aos hospitais e ao Samu –, e isso sem aplicar a elevação do piso dos professores.
“Perante o Tribunal de Contas do Paraná, a folha da Prefeitura de Umuarama já superou o limite de alerta (48,5%) e está bem próximo do prudencial (51,3%), em relação à receita, considerando o reajuste de 10,56% concedido em janeiro deste ano e as despesas com a contratação de cerca de 300 professores novos concursados, agentes de trânsito, auxiliares de serviços gerais, serventes gerais e motoristas (concurso em andamento), e também com as progressões dos planos de carreira dos professores e dos servidores municipais”, explicou o chefe do setor de Planejamento Orçamentário, Claudecir Luís de Oliveira.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais