Foto: Reprodução
Uma sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi marcada por muita confusão, gritaria e quase pancadaria na tarde de segunda-feira (25). O tumulto aconteceu após o deputado Ricardo Arruda (União) afirmar que nunca houve ditadura militar no Brasil e ser confrontado pelo deputado Tadeu Vener (PT).
“Nunca houve ditatura em nosso país. Quem inventou isso foi a esquerda. Ditadura houve em Cuba, Venezuela, e ocorre até hoje, que ganharam o governo na bala, matando quem era contra. No Brasil, houve um regime militar a pedido do povo, porque estava esculhambada a nossa gestão, uma roubalheira generalizada. Os únicos que dizem ser torturados foi quem mereceu ser torturado, que eram guerrilheiros, terroristas, que explodiam banco, saqueavam, roubavam. Esses mereciam sim e acho que foi pouco ainda. Eu vivi nesse regime militar e a gente vivia muito bem obrigado”, declarou Arruda.
A declaração polêmica gerou repulsa imediata em Tadeu Vener, que rebateu as afirmações. “Deputado que diz que não houve ditadura deveria ser torturado pra saber o que é tortura. É uma vergonha, deputado Arruda, o que o senhor fala naquela tribuna, porque o senhor nunca teve coragem de enfrentar a ditadura. Sempre foi cômodo, arrumadinho, encostadinho, calminho e aí faz o papel de herói na tribuna. Nós conhecemos estudantes que foram mortos, posteriormente, inclusive em Londrina”, expos o petista, em resposta.
Após o conflito verbal, os deputados quase iniciaram um conflito físico, que partiu após o deputado Tadeu Vener tentar novamente responder ao colega parlamentar, iniciando um bate-boca. O presidente da Alep, Ademar Traiano, teve de intervir na briga “Vossa excelência está entrando em uma seara de uma discussão. Vossa excelência já usou a tribuna, com o devido respeito. Não vamos polemizar, o senhor já usou por dez minutos a tribuna. Não procede a questão de ordem”.
A confusão foi tão acalorada que outros colegas parlamentares tiveram que conter fisicamente os dois deputados.
Confira o momento do bate boca:
(Redação, com informações do TN Online)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais