Redação Publisher do OBemdito

Umuarama tem queda acentuada nos casos de Covid 19 em março e abril

A cobertura vacinal com doses de reforço foi determinante no combate à doença

Foto: Divulgação PMU
Umuarama tem queda acentuada nos casos de Covid 19 em março e abril
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de abril de 2022 às 12h43 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h40

Os casos de contaminação pela Covid 19 em Umuarama tiveram queda em março e permanecem estáveis até o momento. A situação vai de encontro com o discurso do ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, que decretou o fim da emergência sanitária no país neste domingo (17).

Segundo o enfermeiro coordenador do Ambulatório de Síndromes Gripais, Thiago Goulart Garcia, de Umuarama, a incidência pelo vírus oscilou bastante desde o início da pandemia, com número recorde de casos positivos nos meses de janeiro e fevereiro.

A partir de março houve queda acentuada nos casos e, de acordo com o levantamento da última sexta-feira (16), Umuarama tem um total de 36.644 contaminados desde o início da pandemia. A cobertura vacinal com doses de reforço foi determinante no combate à doença, avaliou Garcia.

“A vacina não evita a contaminação em si, porém, pessoas imunizadas apresentam sintomas muito leves em sua grande maioria, ou sequer apresentam sintomas, diminuindo o potencial de transmissão do vírus”, comenta.

Apesar do otimismo, a Covid 19 dificilmente vai acabar e deve passar a ser uma considerada uma doença endêmica, que estará presente na sociedade assim como outras gripes causadas por vírus. “Há um consenso que a Covid não vai acabar e erradica-la também é algo fora de discussão, mas com o auxílio das vacinas é possível prevenir casos graves da doença”, analisou Garcia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.