Foto: arquivo OBemdito
Em fevereiro de 2022 a chuva ficou abaixo da média histórica na maior parte das cidades paranaenses. O déficit de chuva foi mais expressivo ocorreu em parte do norte e no leste do Estado (déficit acima dos 100 mm em alguns municípios). Destaque para Guaratuba, com anomalia negativa de precipitação de 188 mm.
O Simepar divulgou que houve poucos sistemas organizados que atuaram no Paraná, como frentes frias. No geral as instabilidades atuaram de forma isolada e rápida, condição mais típica de verão.
Em alguns municípios a chuva ultrapassou a média histórica no mês. Em Jaguariaíva, por exemplo, choveu 307,4 mm (quase 170 mm acima da média climatológica).
A chuva foi concentrada em poucos dias. Situação parecida (chuva forte diária) ocorreu em Umuarama (22/02) e Pinhão (25/02), causando transtornos à população.
As temperaturas médias ficaram acima das médias históricas em boa parte do interior do Paraná. Em média entre 1 e 2°C mais quente, conforme mapa abaixo. Destaque para as temperaturas máximas médias, que ficaram até 3°C acima das médias em pontos do sudoeste, oeste e noroeste paranaense (Umuarama, por exemplo).
A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com 5,7°C no dia 08/02. Em Capanema tivemos o maior valor, com 40,4°C no dia 24/02.
(Assessoria Simepar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais