Paraná

Panificadora social de São Jorge do Patrocínio recebe equipamentos e amplia produção

Estudantes e instituições de assistência social em São Jorge do Patrocínio ganharam um reforço na segurança alimentar com melhorias na infraestrutura de uma panificadora social. O projeto foi viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura do município e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Os recursos de R$ 61.306,97 por parte da Seab e R$ 3.334,66 de contrapartida do município garantiram a compra de equipamentos e materiais de consumo, como modeladora de pão, forno elétrico, forno industrial, cilindro sovador, amassadeira, freezer, geladeira, liquidificador, balança, divisor de massa, estufa e assadeira.

Aproximadamente 1,5 mil pessoas foram beneficiadas, segundo o chefe do núcleo regional da Seab de Umuarama, José Antônio Duarte. O técnico Cid Clay Gabarrão, que atua como fiscal do convênio, destaca os benefícios sociais da iniciativa. “Com esse projeto, conseguimos fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional”, diz.

O município já possuía uma padaria social desde 1996, localizada no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde são produzidos pães, bolos e lanches para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Ernesto, Cmei Zaira Tiliak, Escola Municipal João Batista de Meio, Hospital Municipal Agnaldo Gouveia, Grupos do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Assistência Social (crianças, adolescentes e idosos), Reuniões de Gestantes e projetos sociais.

Porém, segundo a secretária municipal de Assistência Social de São Jorge do Patrocínio, Lilian da Cruz Gouveia, a demanda não era suprida pelos maquinários antigos. A instalação dos novos equipamentos, concluída no fim do ano passado, vai ajudar a ampliar a produção. “Era um desejo antigo não só pelo fato de suprir a demanda, mas também para proporcionar um ambiente adequado para as padeiras que trabalham no local e garantir produtos de qualidade”, diz.

 Além disso, técnicos especializados vão ofertar capacitação para os servidores que atuam no estabelecimento. “Nossa meta para esse ano é fornecer cursos de pães e bolo para as famílias com vulnerabilidade social, a ideia é enquadrar essas famílias no mercado de trabalho e para garantir uma fonte de renda”, completa a secretária.

Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais