Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Golpes pela internet correspondem a 80% dos crimes de estelionato em Umuarama

O delegado Osnildo Carneiro Lemes fala sobre a modalidade de golpe

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Golpes pela internet correspondem a 80% dos crimes de estelionato em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de fevereiro de 2022 às 08h52 - Modificado em 20 de fevereiro de 2022 às 13h28
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Quem nunca recebeu mensagem de um suposto parente pedindo para depositar dinheiro, quem nunca foi enganado na hora de vender ou comprar um veículo? O golpe que se tornou comum em todo o país, corresponde a 80% dos crimes de estelionato na Delegacia de Polícia Civil de Umuarama.

O delegado chefe da Polícia Civil, Osnildo Carneiro Lemes, conversou com a reportagem do Bemdito e deu dicas para evitar que as pessoas continuem caindo em golpes virtuais.

Para ele, os crimes virtuais são facilitados pelo próprio descuido e ingenuidade das vítimas. A cada 40 Boletins de Ocorrência (BO´s), 80% deles – o equivalente a 32 casos – estão relacionados a estelionato virtual.

“Sem procurar saber quem está fazendo os pedidos de dinheiro, muitos acabam depositando o valor uma, duas e até três vezes e só depois suspeitam que caíram em um golpe”, lamenta Osnildo, orientando que as pessoas façam chamada de vídeo ou ligação para saber com quem está falando.

Como se trata de números e perfis falsos criados nas redes sociais, o trabalho de investigação da Polícia Civil se torna ainda mais complicado. Ao receberem uma ligação as vítimas devem acionar imediatamente o disque-denúncia pelo 181.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.