O prefeito Celso Pozzobom, que disse estar colaborando com as investigações do MP

Umuarama

Chefe da 12ª Regional nega que tenha destinado vacina para prefeito em janeiro

Pozzobom teria recebido a primeira dose três meses antes de chegar sua hora de vacinar, pelo calendário oficial

O prefeito Celso Pozzobom, que disse estar colaborando com as investigações do MP
Chefe da 12ª Regional nega que tenha destinado vacina para prefeito em janeiro
Leonardo Revesso
OBemdito
11 de maio de 2021 12h05

A chefe da 12a Regional de Saúde, Viviane Herrera, negou nesta terça-feira (11) que tenha liberado doses de vacina contra a Covid-19 para o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, e a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, furarem a fila da imunização. 

A assessoria do prefeito disse que, por enquanto, ele não vai se manifestar sobre o assunto, mas que o município está contribuindo com todas as informações solicitadas pelo Ministério Público (MP) do Paraná no âmbito da Operação Metástase, deflagrada na última quinta-feira (5/6).

Em manifestação à justiça para não acatar o pedido de liberdade feito pelo ex-secretário parlamentar Valdecir Miester, um dos sete presos na Metástase, os promotores Diogo de Araújo Lima, do Gepatria, e Juliana Stofela da Costa, do Gaeco, citam um diálogo entre Cecília Cividini e uma pessoa do gabinete de Pozzobom.

A conversa aconteceu por volta das 16h30 do dia 20 de janeiro, um dia após a chegada do primeiro lote de imunizantes em Umuarama. As servidoras combinam de fazer a caixa da vacina chegar à sala do prefeito embrulhada em saco preto, para não chamar a atenção, mas alguém acabou vendo a movimentação.

Cecília afirma que “a da Regional” estava ciente e teria orientado a liberar uma dose ao prefeito e à própria secretária. Para os promotores, “a da Regional” provavelmente seja Viviane Herrera, chefe da 12a Regional de Saúde, quadro do governo do Estado.

“Sobre o vazamento de possível depoimento de terceiros investigados, confirmo que em momento algum a regional representada por mim autorizou qualquer tipo de vacinação antecipada de qualquer pessoa que seja.  E que o depoimento vazado se verídico corresponde a alguém que utilizou o nome da regional e da diretora indevidamente sem autorização ou qualquer respaldo”, disse Viviane, por meio de nota a OBemdito.

De acordo com o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Celso Pozzobom tem 67 anos. A vacinação para pessoas com essa idade foi iniciada no dia 27 de março. 

OBemdito não conseguiu contato com Cecília Cividini até o fechamento desta matéria. O espaço está aberta que ela se manifeste.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.