Foto: Assessoria PMU
Proprietários de veículos que fazem o transporte escolar remunerado em Umuarama devem renovar a autorização para que possam atuar no primeiro semestre do ano letivo de 2022, que começa oficialmente dia 7 de fevereiro. A inspeção veicular será feita entre os dias 24 e 28 de janeiro na Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama).
Estavam registrados na Prefeitura 19 veículos aptos a prestarem serviço de transporte remunerado, porém, com a pandemia de coronavírus, vários motoristas ficaram sem condições de renovar. “Neste ano vamos ter a retomada dos trabalhos e por isso estamos aguardando que os transportadores procurem a Umutrans para essa regularização. A validade dessa liberação é de seis meses. Caso o motorista não regularize a situação do veículo até a data estipulada, ele poderá perder o alvará, que o impedirá de exercer a atividade. A vistoria é obrigatória, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito”, alerta Elizeu Vital da Silva, secretário municipal de Defesa Social.
Ele conta que para realizar o transporte escolar em Umuarama é preciso a atualização do cadastro e a aprovação em vistoria veicular. “São exigidos equipamentos obrigatórios estipulado em lei, como cinto de segurança para todos os ocupantes, extintor de incêndio, pneus em boas condições, retrovisores externos adequados, tacógrafo e seguro em dia (quitado, não apenas em proposta), entre outras exigências”, pontua.
O secretário relata que para a renovação da vistoria é obrigatória a apresentação dos documentos dos veículos, do proprietário, do condutor e do auxiliar. “Fazemos uma inspeção bastante rigorosa como forma de garantir a segurança dos alunos e dos próprios profissionais que trabalham com o transporte remunerado. Nossa recomendação aos pais de alunos que pretendem contratar os serviços de transporte de escolares que optem apenas por quem tem a ficha de vistoria aprovada”, adverte.
Ele acrescenta que todos os veículos de transporte de escolares autorizados a trabalhar no município devem exibir um selo de vistoria, renovado semestralmente. “Sem esse selo, o veículo é considerado irregular, clandestino, e passível de notificação e apreensão, sem contar outras penalidades que podem ser aplicadas pelas autoridades de trânsito”, pontua.
(Assessoria PMU)
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Este site utiliza cookies
Saiba mais