Umuarama

Sete escolas estaduais de Umuarama retomam aulas presenciais na segunda

O Governo do Estado prepara a volta às aulas presenciais para a próxima segunda-feira (10) em todo Paraná. Em Umuarama sete escolas devem aderir e em toda região o total é de 20. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato), por sua vez, prepara paralisação para o mesmo dia.

Na Capital da Amizade, de acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE), retomarão as aulas presenciais os Colégios Bento Mossurunga, Zilda Arns, Monteiro Lobato, Lourenço Filho, CEPPAT, Hilda Kamal e José Balan.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEED) o protocolo adotado segue normas de segurança sanitária, além de haver disponibilização de álcool gel e máscaras para alunos que eventualmente precisem.

Os pais dos alunos assinaram a um termo de responsabilidade autorizando que os filhos frequentem as atividades presenciais. O NRE afirma que a prioridade é para alunos que apresentam algum tipo de queda no rendimento ou ainda não tenham acesso à internet.

Por sua vez, a APP-Sindicato aprovou, em assembleia, a paralisação. A ação ocorre porque os professores querem que os funcionários da educação pública sejam imunizados contra a Covid-19. O governador Ratinho Junior chegou a anunciar a vacinação para antes do retorno das aulas presenciais, mas ainda não ocorreu.

Para os professores a retomada das aulas, aliada ao não cumprimento do distanciamento social, pode ser causadora de aumento de casos de coronavírus em Umuarama. “A pandemia não acabou, existe uma pesquisa feita por Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que previu colapso em outras regiões, e que aponta que a retomada das aulas sem vacinação pode causar a 3ª onda do coronavírus”, explicou o presidente no núcleo da APP-Sindicato, Clodoaldo Beraldo Antunes, que é professore de Geografia.

Os horários das aulas presenciais serão os mesmos praticados anteriormente e as aulas serão transmitidas concomitantemente pela internet.

TRABALHO

“Muita gente acha que os professores não querem trabalhar, mas isso é um equívoco. Todos os professores estão interessados em voltar com as aulas presenciais porque as aulas pela internet acabam sendo mais desgastantes, mas o que estamos fazendo é defender a vida, queremos vacina para todos”, explicou Antunes.

As aulas no Paraná têm seguido modelo online e também utilizado materiais impressos para àqueles alunos que possuem dificuldades para acessar a internet.

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

29 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

40 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais