Umuarama

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

A noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, marcou um momento especial para o Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis — a Escola do Hospital Cemil — com a Sessão Solene de Outorga de Título da Turma Mãos que Transformam, concluinte do Curso Técnico em Enfermagem de 2025. A cerimônia, realizada no Auditório do Sest Senat, em Umuarama, celebrou a conclusão de 27 novos profissionais, consolidando esta como a maior turma já formada pela instituição, que foi fundada em 2019 com o propósito de formar profissionais de excelência técnica e humana.

A mesa de honra foi presidida pela Prof.ª Nalu Lima de Brittos, Diretora e Coordenadora do curso, que também atuou como Patrona da turma. Ela destacou o comprometimento e a evolução dos estudantes ao longo do curso, afirmando que a Turma Mãos que Transformam representa “um grupo forte, dedicado e sensível às demandas do cuidado, que soube transformar desafios em aprendizado e maturidade profissional”.

Representando o Hospital Cemil — Associação Beneficente São Francisco de Assis (ABESF) — o Dr. Ítalo Domingos Fioravanti Júnior, Conselheiro Fiscal, enfatizou a importância estratégica da formação técnica para o fortalecimento da assistência em saúde. “O Cemil tem investido continuamente na estrutura física, na qualificação pedagógica e na ampliação dos recursos destinados à Escola de Técnico em Enfermagem. Nosso compromisso é oferecer aos alunos não apenas uma formação sólida, mas uma formação humana, que reflita os valores que norteiam o Hospital Cemil”, afirmou. Ele também relembrou que, após a pandemia de Covid-19, a valorização da enfermagem se intensificou em todo o país, reforçando a relevância social da categoria.

A Paraninfa da Turma, Prof.ª Arietha da Hora Araujo Santos, emocionou o público ao celebrar o percurso dos estudantes. “Esta turma se distingue pela persistência e pela união. Caminharam juntos, apoiaram-se mutuamente e chegaram até aqui com maturidade e propósito. É uma grande honra ter acompanhado essa trajetória e testemunhar o brilho profissional que cada um carrega”, declarou.

O Juramento Protocolar da Enfermagem foi conduzido pela formanda Gabrielle de Oliveira Lopes, reafirmando o compromisso ético dos novos profissionais com a dignidade humana, a responsabilidade no cuidado e o respeito aos direitos da pessoa assistida. Em seguida, a formanda Juliana Guedes Souza Moraes homenageou os familiares, destacando o apoio fundamental durante a trajetória acadêmica. A emoção tomou conta do auditório com a participação da formanda Glaucia Franciele Gomes Mazzi, que homenageou seus mestres e colegas com palavras de profunda gratidão e reconhecimento pelos aprendizados compartilhados.

Encerrada a solenidade, os formandos participaram do tradicional lançamento do capelo, marcando simbolicamente a conclusão da jornada acadêmica. Depois, celebraram a conquista em um coquetel ao lado de familiares, amigos, professores e convidados.

A formatura da Turma Mãos que Transformam reforça o papel da Escola do Hospital Cemil como referência na formação em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais preparados para atuar com competência, humanidade e ética no cuidado à população.

(Assessoria de Comunicação Cemil)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

10 horas ago

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

11 horas ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

11 horas ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

11 horas ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

11 horas ago

Jovem denuncia ex por invadir casa, fazer ameaças e causar ferimentos em Altônia

Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais