Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

Umuarama

Sete escolas estaduais de Umuarama retomam aulas presenciais na segunda

Sindicato dos professores prepara paralisação para a data por falta de vacinação contra Covid

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito
Sete escolas estaduais de Umuarama retomam aulas presenciais na segunda
Redação
OBemdito
9 de maio de 2021 15h08

O Governo do Estado prepara a volta às aulas presenciais para a próxima segunda-feira (10) em todo Paraná. Em Umuarama sete escolas devem aderir e em toda região o total é de 20. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato), por sua vez, prepara paralisação para o mesmo dia.

Na Capital da Amizade, de acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE), retomarão as aulas presenciais os Colégios Bento Mossurunga, Zilda Arns, Monteiro Lobato, Lourenço Filho, CEPPAT, Hilda Kamal e José Balan.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEED) o protocolo adotado segue normas de segurança sanitária, além de haver disponibilização de álcool gel e máscaras para alunos que eventualmente precisem.

Os pais dos alunos assinaram a um termo de responsabilidade autorizando que os filhos frequentem as atividades presenciais. O NRE afirma que a prioridade é para alunos que apresentam algum tipo de queda no rendimento ou ainda não tenham acesso à internet.

Por sua vez, a APP-Sindicato aprovou, em assembleia, a paralisação. A ação ocorre porque os professores querem que os funcionários da educação pública sejam imunizados contra a Covid-19. O governador Ratinho Junior chegou a anunciar a vacinação para antes do retorno das aulas presenciais, mas ainda não ocorreu.

Para os professores a retomada das aulas, aliada ao não cumprimento do distanciamento social, pode ser causadora de aumento de casos de coronavírus em Umuarama. “A pandemia não acabou, existe uma pesquisa feita por Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que previu colapso em outras regiões, e que aponta que a retomada das aulas sem vacinação pode causar a 3ª onda do coronavírus”, explicou o presidente no núcleo da APP-Sindicato, Clodoaldo Beraldo Antunes, que é professore de Geografia.

Os horários das aulas presenciais serão os mesmos praticados anteriormente e as aulas serão transmitidas concomitantemente pela internet.

TRABALHO

“Muita gente acha que os professores não querem trabalhar, mas isso é um equívoco. Todos os professores estão interessados em voltar com as aulas presenciais porque as aulas pela internet acabam sendo mais desgastantes, mas o que estamos fazendo é defender a vida, queremos vacina para todos”, explicou Antunes.

As aulas no Paraná têm seguido modelo online e também utilizado materiais impressos para àqueles alunos que possuem dificuldades para acessar a internet.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.