Um cão bombeiro substitui de 20 a 30 militares em ações de busca e salvamento. Em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros mantém quatro caninos à disposição dos serviços da corporação e um deles auxiliou, inclusive, nos trabalhos em Brumadinho (MG), quando barragem soterrou a cidade e deixou centenas de mortos.
Diante dos serviços prestados, os animais já receberam 22 certificações nacionais e internacionais de buscas em ambientes rurais e urbanos. Dois dos quatro ficam em Campo Grande, no canil do 6° Grupamento de Bombeiros, no Parque dos Poderes.
Lá, as cadelas pastoras Laika e Mali são treinadas para as ações e, em Coxim, no canil do 5° Subgrupamento Independente de Bombeiros, a dupla é a labradora Cindy e o pastor belga Duke. Ambos estiveram em Brumadinho em 2019.
Cada um dos cães tem um tutor, que é com quem eles atuam nas ocorrências. Laika faz binômio com o sargento Thiago Kalunga, e a pastora belga, Mali, é parceira do Cabo Medeiros. Em Coxim, Cindy faz binômio com o sargento Luciclei e Duke com o major Fábio.
“Essa parceria com os cães, denominada binômio, que é a união entre o cão de resgate e o bombeiro militar, faz muita diferença numa atividade de busca, pois um cão na atividade de busca por uma pessoa perdida consegue substituir de 20 a 30 bombeiros militares devido à sua capacidade olfativa”, explica o major Fábio Pereira de Lima
Embora ainda estejam em ação, Cindy e Duke, precursores no serviço de resgate e salvamento no Estado, já se preparam para a aposentadoria, pois já estão com nove anos de idade. Assim, outros dois cães já estão em treinamento nos canis de Campo Grande e de Coxim.
De acordo com major Fábio, a vida útil de um cão no serviço é de oito anos, sendo possível trabalhar mais, como é o caso de ambos, conforme avaliação de capacidade física e de saúde do animal.
Ele reforça ainda que os animais não ficam presos nos canis, já que acompanham o tutor em casa, “Isso ajuda a aumentar o vínculo entre o bombeiro militar e o cão de resgate, que convivem diariamente tanto em casa quanto no quartel, em treinamento”.
(Campo Grande News)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais