Saúde

Hospital Cemil retoma medidas mais restritivas de prevenção à Covid-19

O Hospital Cemil emitiu um alerta na manhã desta sexta-feira (7): aumentou exponencialmente o número de atendimentos ambulatoriais e internações por síndromes gripais. Apesar de serem casos mais leves do que no auge da pandemia de Covid-19, médicos e demais profissionais de saúde estão preocupados. O alerta é para que a população retome as medidas de segurança e contingenciamento da Covid-19, que também previne outras infecções respiratórias, como a Influenza/gripe.

A instituição, que é referência no tratamento da Covid-19 desde o início da pandemia, reforçou todas as medidas de segurança internas. Seguindo protocolos da Anvisa e do Ministério da Saúde, as medidas de segurança interna foram ampliadas e as visitas aos pacientes internados ficam proibidas a partir de 10 de janeiro.

A partir desta data, terão direito a acompanhantes nas alas de internação apenas pacientes previstos em Lei. Pacientes e acompanhantes devem seguir rigorosamente os novos protocolos.

“Essas medidas são novamente necessárias para que possamos evitar um novo colapso do sistema de saúde, bem como preservar a saúde dos nossos colaboradores e pacientes. Contamos com a compreensão e colaboração de todos. O momento requer atenção e prevenção”, explicou a médica infectologista do Hospital Cemil, Nivea Mayane Gaudim.

O uso de máscara é fundamental. “A máscara funciona como uma barreira protetora contra esses vírus, que se disseminam facilmente através do ar. Quem usa se protege e protege as outras pessoas”, disse. “É importante ter cuidado com a máscara depois de usada, descartando-a corretamente no lixo, quando descartável, ou lavando com água e sabão após o uso. Também não podemos deixar de trocar a máscara a cada duas, três horas, ou quando começar a ficar úmida”, complementou.

A higienização das mãos é outra atitude considerada “de ouro” quando o assunto é prevenção às doenças transmissíveis. “As nossas mãos entram em contato com as superfícies, como maçanetas, corrimãos, balcões etc., onde muitas outras pessoas também tocaram. O contágio acontece quando a mão entra em contato com uma superfície contaminada e em seguida é levada à boca, olhos ou nariz. Por isso é tão importante higienizar as mãos quantas vezes for possível, com álcool 70% ou água e sabão”, destacou.

São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença. 

O polêmico isolamento social também volta á tona no momento em que se registra um aumento muito grande no número de infectados.

“Estávamos registrando números baixos, chegamos a zerar o número de novas confirmações em um dia. Logo após as festas de fim de ano, os infectados voltaram a crescer, passando de 200 casos confirmados em um único dia. Essa variação ocorre logo após as festas e reuniões, onde ocorreram aglomerações e o relaxamento das medidas de prevenção. A recomendação para barrar essa elevação é o isolamento social das pessoas que testaram positivo e também das que tiveram contato com elas. Nesses casos é preciso ter uma boa dose de consciência e senso comum”, considera a infectologista.

OUTRAS DICAS DA ESPECIALISTA

Evite aglomerações e contato físico. Mantenha distância mínima de 1,5 a 2 metros de distância das pessoas que não são do seu convívio familiar;

Lave as mãos sempre que chegar em casa e antes de ingerir qualquer alimento;

Tire os sapatos antes de entrar em casa;

Lave bem frutas, verduras e outros alimentos que são consumidos in natura;

Higienize latas e outras embalagens onde os alimentos são consumidos diretamente;

Se tiver sintomas ou contato com alguém que testou positivo, faça o teste. Em caso de resultado positivo, mesmo assintomático, cumpra todo o período de isolamento social.

A Covid-19 ainda não acabou. Cuide-se e cuide de quem você ama.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Para ajudar a evitar que se repitam os momentos difíceis vividos no ano passado, quando os números de casos graves da Covid-19 sobrecarregaram o sistema de saúde, o Hospital Cemil lançou uma campanha de educação sanitária. O objetivo é relembrar cuidados básicos, como uso de máscara e higienização frequente das mãos, mesmo após ter tomado todas as doses de vacina. 

Com o tema: “A Covid-19 não acabou. Continue se cuidando”, o hospital divulga vídeos, postagens para redes sociais, cartazes e informativos para relembrar as pessoas sobre os cuidados básicos para a prevenção da Covid-19. O material está disponível nas redes sociais, meios de comunicação internos e também através dos veículos de comunicação e da imprensa regional. 

(Assessoria Cemil)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais