Mateus e sua mãe Elisiane Charnesky Dalmaso | Foto: Assessoria Uopeccan
O tratamento do câncer infanto-juvenil é um período desafiador tanto para os pais quanto para as crianças. Por isso, a equipe de radioterapia do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel desenvolve um trabalho diferenciado com os pequenos. Durante as sessões de radioterapia, a criançada utiliza máscara termoplástica personalizada com o tema de super-heróis, para tratar os tumores de cabeça e pescoço, face ou sistema nervoso central.
Nessa luta contra o câncer, os ‘pacientes mirins’ começaram a receber o certificado de coragem. Conforme a biomédica dosimetrista, Larissa Carolina da Rosa Lago, a ação tem por objetivo reconhecer a valentia dos pequenos e parabenizá-los pelo excelente comportamento.
“Quando recebemos um certificado, isso mostra que algo foi concluído, dessa forma nossa intenção foi entregar para a criança e a mãe, uma lembrança de que o tratamento foi finalizado com sucesso, e que foi concluído uma etapa muito importante. A entrega de um certificado reconhece que ele foi corajoso, confiou na equipe e enfrentou seus medos, de forma que pudemos executar os atendimentos”.
Mateus Charnesky Dalmaso, de 3 anos, que pode ser até pequeno no tamanho, mas corajoso por finalizar as sessões de quimioterapia e de radioterapia, foi o primeiro receber o documento que comprova sua bravura.
Segundo a mãe, Elisiane Charnesky Dalmaso, os médicos haviam informado a impossibilidade da realização de cirurgia devido à localização do tumor que traria alto risco de perda da fala e dos movimentos. “Foi muito triste quando recebi essa notícia, mas ainda eu tinha esperança que meu filho conseguiria vencer essa batalha. A partir desse momento começamos o tratamento aqui e hoje finalizamos com o auxílio e dedicação dos profissionais, eles foram essenciais nesse processo”, conta Elisiane.
O tratamento com radioterapia de alta tecnologia é muito preciso, sendo necessário o bom posicionamento e imobilização do paciente para que o tratamento seja executado na localização correta do tumor.
De acordo com o médico anestesista, Francisco Almeida Junior, em algumas ocasiões, é preciso a sedação do paciente, como foi o caso do Mateus. “Ele evoluiu muito bem durante o tratamento, tanto do ponto de vista de saúde, comportamental e psicológico. As crianças precisam de cuidados especiais, por conta da idade. Desta forma utilizamos dos cuidados médicos e amor para que eles se sintam à vontade”.
Momento da comemoração
A última sessão de radioterapia foi marcada com alegria, aplausos e balões, juntamente com a equipe multiprofissional para comemorar essa conquista. “Ele é um verdadeiro milagre, a caminhada ficou mais leve com o apoio de vocês. O cuidado e amor de todos foi demonstrado nos mínimos detalhes desde quando cheguei, durante o tratamento com a máscara do Homem de Ferro que produziram para ele, tornando as sessões mais tranquilas, que nem vi os dias passarem”, finaliza.
Além do Mateus finalizar o tratamento, ganhou de presente amizade do Théo Romanini, de 3 anos, que também trata um tumor cerebral. “Foram vários dias de encontros diários, o Théo amou tudo isso, criaram uma parceria que trouxe um novo colorido diante de tantas incertezas”, destacou a mãe do Théo, Larissa Romanini. Théo será o próximo a tocar o sino da vitória e ganhar o certificado de coragem, assim que finalizar as sessões de radioterapia.
(Assessoria Uopeccan)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais