Política

Vereadores de Umuarama aprovam por unanimidade o relatório final da CPI da Covid

Em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama aprovaram por unanimidade, em dois turnos, o relatório final da CPI da Covid. O relatório já tinha sido aprovado pelos membros da comissão na sexta-feira (10) e voltou a plenário para apreciação dos demais parlamentares.

O texto agora segue em formato de documento para o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Prefeitura Municipal, para que devidas providências sejam tomadas. Os trabalhos resultaram em diversos indiciamentos por crimes previstos do Código Penal e outros delitos.

O prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom foi indiciado pela prática dos crimes dispostos de falso testemunho ou falsa perícia, peculato e crime de responsabilidade de prefeitos. José Cícero da Silva Laurentino (detido pela operação metástase), ex-diretor de assuntos institucionais da Prefeitura Municipal de Umuarama, foi indiciado por peculato e corrupção passiva.

Por sua vez, o assessor parlamentar Valdecir Miester (detido pela operação metástase), pela prática de crimes de peculato e corrupção passiva. O ex-presidente do Norospar Pedro Arildo Ruiz Filho (detido pela operação metástase), pela prática dos de peculato e corrupção ativa.

Também foi indiciado o ex-procurador-geral do Município, Heber Lepre Fregne por prática dos crimes de inobservância às formalidades legais de contratações diretas e fraudes a licitações. Outro indiciado, o empresário Ediel de Moraes Pinheiro teve apontamento de corrupção ativa, enquanto o médico Eduardo dos Santos Gonçalves prática de falsidade ideológica e corrupção ativa.

A empresária Lúcia Sampaio Dias por prática dos crimes de falsidade ideológica e corrupção ativa. Já Renata Campagnole Figueiredo de Oliveira, ex-diretora da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, foi indiciada por falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva. A médica Daniela de Azevedo Silva por fraude em licitação.

A ex-secretária municipal de saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro foi apontada pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva. Também por falsidade ideológica e corrupção passiva, o empresário Guilherme Roberto Pereira.  Ainda houve indiciamento por improbidade administrativa da empresária Liliane Arrabal Pita e Paulo César Leite Silva.

(Assessoria Câmara Umuarama)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais