Política

Vereadores de Umuarama aprovam por unanimidade o relatório final da CPI da Covid

Em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama aprovaram por unanimidade, em dois turnos, o relatório final da CPI da Covid. O relatório já tinha sido aprovado pelos membros da comissão na sexta-feira (10) e voltou a plenário para apreciação dos demais parlamentares.

O texto agora segue em formato de documento para o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Prefeitura Municipal, para que devidas providências sejam tomadas. Os trabalhos resultaram em diversos indiciamentos por crimes previstos do Código Penal e outros delitos.

O prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom foi indiciado pela prática dos crimes dispostos de falso testemunho ou falsa perícia, peculato e crime de responsabilidade de prefeitos. José Cícero da Silva Laurentino (detido pela operação metástase), ex-diretor de assuntos institucionais da Prefeitura Municipal de Umuarama, foi indiciado por peculato e corrupção passiva.

Por sua vez, o assessor parlamentar Valdecir Miester (detido pela operação metástase), pela prática de crimes de peculato e corrupção passiva. O ex-presidente do Norospar Pedro Arildo Ruiz Filho (detido pela operação metástase), pela prática dos de peculato e corrupção ativa.

Também foi indiciado o ex-procurador-geral do Município, Heber Lepre Fregne por prática dos crimes de inobservância às formalidades legais de contratações diretas e fraudes a licitações. Outro indiciado, o empresário Ediel de Moraes Pinheiro teve apontamento de corrupção ativa, enquanto o médico Eduardo dos Santos Gonçalves prática de falsidade ideológica e corrupção ativa.

A empresária Lúcia Sampaio Dias por prática dos crimes de falsidade ideológica e corrupção ativa. Já Renata Campagnole Figueiredo de Oliveira, ex-diretora da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, foi indiciada por falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva. A médica Daniela de Azevedo Silva por fraude em licitação.

A ex-secretária municipal de saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro foi apontada pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva. Também por falsidade ideológica e corrupção passiva, o empresário Guilherme Roberto Pereira.  Ainda houve indiciamento por improbidade administrativa da empresária Liliane Arrabal Pita e Paulo César Leite Silva.

(Assessoria Câmara Umuarama)

Redação

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

6 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais