Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Vereadores de Umuarama aprovam por unanimidade o relatório final da CPI da Covid

Em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama aprovaram por unanimidade, em […]

Foto: Assessoria Câmara Umuarama
Foto: Assessoria Câmara Umuarama
Vereadores de Umuarama aprovam por unanimidade o relatório final da CPI da Covid
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 19h35 - Modificado em 17 de dezembro de 2021 às 08h27
Gastro Umuarama

Em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama aprovaram por unanimidade, em dois turnos, o relatório final da CPI da Covid. O relatório já tinha sido aprovado pelos membros da comissão na sexta-feira (10) e voltou a plenário para apreciação dos demais parlamentares.

O texto agora segue em formato de documento para o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Prefeitura Municipal, para que devidas providências sejam tomadas. Os trabalhos resultaram em diversos indiciamentos por crimes previstos do Código Penal e outros delitos.

O prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom foi indiciado pela prática dos crimes dispostos de falso testemunho ou falsa perícia, peculato e crime de responsabilidade de prefeitos. José Cícero da Silva Laurentino (detido pela operação metástase), ex-diretor de assuntos institucionais da Prefeitura Municipal de Umuarama, foi indiciado por peculato e corrupção passiva.

Por sua vez, o assessor parlamentar Valdecir Miester (detido pela operação metástase), pela prática de crimes de peculato e corrupção passiva. O ex-presidente do Norospar Pedro Arildo Ruiz Filho (detido pela operação metástase), pela prática dos de peculato e corrupção ativa.

Também foi indiciado o ex-procurador-geral do Município, Heber Lepre Fregne por prática dos crimes de inobservância às formalidades legais de contratações diretas e fraudes a licitações. Outro indiciado, o empresário Ediel de Moraes Pinheiro teve apontamento de corrupção ativa, enquanto o médico Eduardo dos Santos Gonçalves prática de falsidade ideológica e corrupção ativa.

A empresária Lúcia Sampaio Dias por prática dos crimes de falsidade ideológica e corrupção ativa. Já Renata Campagnole Figueiredo de Oliveira, ex-diretora da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, foi indiciada por falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva. A médica Daniela de Azevedo Silva por fraude em licitação.

A ex-secretária municipal de saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro foi apontada pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva. Também por falsidade ideológica e corrupção passiva, o empresário Guilherme Roberto Pereira.  Ainda houve indiciamento por improbidade administrativa da empresária Liliane Arrabal Pita e Paulo César Leite Silva.

(Assessoria Câmara Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.