Foto de Jaqueline Mocellin Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

MPPR e Conselho lançam projeto de proteção à pessoa idosa em Umuarama

MPPR e Conselho lançam projeto de proteção à pessoa idosa em Umuarama
Fotos: Assessoria MPPR
Foto de Jaqueline Mocellin
Publicado em 27 de outubro de 2026 às 18h14 - Modificado em 27 de outubro de 2026 às 18h14

O Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Umuarama lançaram uma inicitiva de proteção aos idosos. O projeto Rede Viva: Tecendo a Proteção da Pessoa Idosa no Território – Jornada Intersetorial de Prevenção ao Acolhimento começou no último dia 22.

O evento de abertura reuniu cerca de 70 gestores, conselheiros e profissionais de diferentes áreas, como assistência social, saúde, esporte e cultura.

A programação incluiu uma palestra on-line da Promotora de Justiça Mariana Dias Mariano. Ela atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. A palestra abordou a autonomia da pessoa idosa e a importância de considerar a institucionalização como último recurso.

O CMDPI também apresentou um diagnóstico da realidade local e do perfil da população idosa atendida no município.

De acordo com o Conselho Municipal, houve um aumento dos pedidos de acolhimento institucional de pessoas idosas. Tal fato motivou a criação do projeto.

A iniciativa busca aproximar os serviços públicos e integrar as diferentes áreas de atendimento para ampliar as ações preventivas. Bem como, melhorar a articulação da rede municipal de proteção à pessoa idosa. 

Projeto de proteção à pessoa idosa

A Assistente Social Naraiana Inez Nora Perufo, da 8ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado, e o Promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, da 4ª Promotoria de Justiça de Umuarama, coordenam o projeto, que terá novas etapas.

Após o encontro inicial, os serviços municipais realizarão o diagnóstico e o mapeamento das necessidades e dificuldades da rede de atendimento. Posteriormente, com base nesse levantamento, acontecerá a definição, de forma coletiva, de ações e fluxos de trabalho, com responsabilidades compartilhadas.

O objetivo é consolidar em Umuarama uma rede de garantia de direitos resolutiva. Além disso, essa rede deve ser capaz de intervir preventivamente para evitar o afastamento de idosos do convívio familiar e comunitário.

(Assessoria MPPR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Jaqueline Mocellin

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.