Alex Nascimento Publisher do OBemdito

Após temporal, Umuarama segue em alerta laranja para tempestades; confira a previsão

Umuarama terá chuva nesta quarta após temporal que deixou um morto. Simepar prevê 11,9 mm e Inmet mantém alerta laranja para tempestades - Foto: Danilo Martins/OBemdito
OBemdito
Alex Nascimento - OBemdito
Publicado em 30 de setembro de 2026 às 09h39 - Modificado em 30 de setembro de 2026 às 09h39

Umuarama terá uma quarta-feira (30) ainda marcada pela instabilidade após o forte temporal registrado no fim da tarde de terça-feira (29). Segundo o Simepar, o céu ficará parcialmente nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia.

A previsão indica acumulado de 11,9 milímetros de chuva e rajadas de vento de até 43 km/h. As temperaturas devem variar entre 21°C e 28°C durante esta quarta-feira.

O cenário ocorre após a tempestade que provocou estragos em diferentes pontos de Umuarama. O temporal derrubou árvores e galhos, atingiu veículos e causou danos em estruturas.

A chuva intensa também afetou a rede elétrica e provocou interrupções no fornecimento de energia em diferentes regiões do município. Equipes atuaram durante a ocorrência para atender os locais afetados.

Temporal deixa um morto em Umuarama

A ocorrência mais grave foi registrada no Harmonia Clube de Campo (HCC). Parte da estrutura da área das quadras de tênis colapsou durante o temporal.

O advogado Rafael Paião, de 42 anos, morreu após ser atingido por um muro em uma das quadras do clube social. Segundo o tenente Augusto Malheiros, do Corpo de Bombeiros, ele sofreu fraturas severas no tórax e na face.

Bombeiros e uma equipe do Samu realizaram manobras de socorro no local. Apesar dos esforços das equipes, Rafael não resistiu aos ferimentos e morreu.

O contador João Paulo Siqueira dos Santos, de 41 anos, também foi atingido durante o desabamento. Ele recebeu atendimento e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Aparecida.

Conforme apurado pelo OBemdito, João Paulo chegou consciente ao hospital e conversou com os médicos. Ele permanece internado e pode precisar passar por cirurgia.

O Corpo de Bombeiros informou que a estrutura da quadra coberta do HCC ficou totalmente comprometida. Segundo a corporação, existe risco de novos desabamentos no local.

Inmet mantém alerta laranja

Umuarama e os demais municípios do Paraná permanecem sob alerta laranja de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso começou à 0h desta quarta-feira e permanece válido até as 23h59.

O alerta indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora. O acumulado pode chegar a 50 a 100 milímetros ao longo do dia.

Também existe previsão de ventos intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O Inmet ainda aponta possibilidade de queda de granizo em diferentes áreas.

Entre os riscos estão cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Por isso, a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas.

A Defesa Civil também mantém alerta laranja para todo o Paraná. O órgão prevê tempestades pontualmente severas, além de chuva intensa em diferentes regiões.

Instabilidade perde força no Paraná

De acordo com a previsão meteorológica, as instabilidades devem perder força ao longo desta quarta-feira. Mesmo assim, chuvas fracas a moderadas podem persistir durante o dia.

Algumas trovoadas isoladas também não estão descartadas. O Paraná terá uma diferença entre as temperaturas previstas para as regiões Sul e Norte.

Na metade Sul do estado, as temperaturas máximas devem permanecer abaixo de 25°C. Já na metade Norte, os termômetros podem superar os 25°C.

Na quinta-feira (1º), a atmosfera deve iniciar um processo gradual de estabilização sobre o Paraná. A instabilidade, porém, não desaparece completamente.

Ainda são esperadas pancadas de chuva de forma irregular e mal distribuída em diferentes regiões. À tarde, as temperaturas não devem ultrapassar 25°C.

Leia também: Temporal derruba árvore sobre carros perto do Bosque Uirapuru em Umuarama

Defesa Civil orienta população

Diante da previsão de novas instabilidades, a recomendação é acompanhar os avisos meteorológicos ao longo do dia. A população também deve evitar áreas de risco durante tempestades.

A Defesa Civil oferece alertas gratuitos por SMS. Para receber as mensagens, basta enviar o CEP da região para o número 40199.

Fonte: Simpear/Inmet/Defesa Civil do Paraná

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.