Brasil

Queda de avião: vítimas do acidente desta sexta-feira são identificadas

A queda de um avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira (3), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, interrompeu a trajetória de dois profissionais ligados a áreas distintas. O piloto Henrique Martin de Carvalho e a pesquisadora alemã Lydia Theresia Möcklinghoff morreram após a aeronave cair nas proximidades do Aeroporto Santa Maria, em uma região de mata e de difícil acesso.

O acidente ocorreu por volta das 6h30, quando uma forte neblina cobria a capital sul-mato-grossense. Pouco depois da decolagem, por motivos que ainda serão esclarecidos, o avião caiu próximo a um condomínio residencial.

Equipes de resgate e de combate a incêndio foram mobilizadas e enfrentaram dificuldades para chegar ao local. Segundo informações iniciais, algumas viaturas chegaram a ficar atoladas nas estradas de terra da região.

As identidades das vítimas foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp). As informações foram divulgadas pela Jovem Pan.

Piloto

Henrique Martin de Carvalho atuava como piloto da Amapil Táxi Aéreo. Após a confirmação da tragédia, a empresa publicou uma nota de pesar nas redes sociais e informou que toda a equipe estava consternada com o acidente.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com a documentação regular e possuía autorização para operar normalmente. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade permanecia dentro do prazo de validade.

Pesquisadora

Entre as vítimas estava Lydia Theresia Möcklinghoff, jornalista, pesquisadora e mestre em Zoologia pela Universidade de Würzburg, na Alemanha. Reconhecida internacionalmente, ela dedicava sua carreira ao estudo do tamanduá-bandeira e da biodiversidade do Pantanal.

Seu trabalho concentrava pesquisas em ecologia tropical, comportamento animal e monitoramento automatizado de mamíferos. Além disso, participava de projetos voltados à conservação do tamanduá-bandeira e ao estudo da migração de aves no sul do Pantanal.

Lydia também integrava o grupo de Ecologia Tropical do Museu de Pesquisa Zoológica Alexander Koenig, em Bonn, na Alemanha. Paralelamente, fazia parte da Computational Bioacoustics Research Unit (CO.BRA), voltada ao desenvolvimento de pesquisas com tecnologias aplicadas ao monitoramento da fauna.

Forte neblina

O acidente aconteceu em um momento de baixa visibilidade causada pela intensa neblina que cobria Campo Grande. Trabalhadores de um hangar localizado nas proximidades relataram ter ouvido uma explosão logo após a queda da aeronave.

Os destroços foram localizados em uma área de vegetação fechada nas proximidades do Aeroporto Santa Maria. O acesso ao local exigiu o trabalho conjunto das equipes de resgate, que enfrentaram obstáculos provocados pelas condições das estradas de terra.

Investigação

As circunstâncias do acidente ainda permanecem desconhecidas. A investigação será conduzida pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Os órgãos deverão analisar as condições da aeronave, os fatores meteorológicos, os registros operacionais e outros elementos que possam esclarecer o que provocou a queda. O objetivo da investigação é identificar as causas do acidente e contribuir para a prevenção de novas ocorrências.

Com informações: Banda B

Alex Nascimento

Recent Posts

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

18 minutos ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar doença rara de Fabry

Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…

29 minutos ago

Nem Requião pai nem Beto Richa: ex-governadores fracassam na tentativa de voltar a Brasília

Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…

51 minutos ago

Passageira de moto morre após acidente na PR-444; carro foge do local

Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…

53 minutos ago

Por que Ratinho Junior, aclamado pelos paranaenses, não conseguiu fazer seu sucessor?

A eleição de Sergio Moro (PL) para o governo do Paraná ainda no primeiro turno…

1 hora ago

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores

Produto pode ser contratado por pessoas jurídicas do porte MEI e ME

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais