Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
A Defesa Civil do Paraná e o Inmet divulgaram alertas indicando a possibilidade de tempestades na região de Umuarama neste sábado (13) e no domingo (14). O Simepar informa que pode chover até este domingo na Capital da Amizade.
O alerta amarelo da Defesa Civil tem vigência até 22h30 deste sábado. O aviso indica possibilidade de tempestades locais/convectivas e chuvas intensas na região de Umuarama.
Conforme a Defesa Civil, são pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A orientação é para que as pessoas monitorem as condições em seu município, não se coloquem em risco e, em caso de emergências, liguem 199 ou 193.
Além disso, a Defesa Civil disponibiliza informações sobre como proceder em casos de desastres em seu site (clique aqui).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas amarelos de possibilidade de tempestades na região de Umuarama.
Um deles segue vigente até às 23h59 deste sábado e o outro está ativo até às 23h59 de domingo. Ambos indicam perigo potencial.
O alerta de tempestade deste sábado tem área de abrangência nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Por outro lado, o alerta de domingo abrange Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O Inmet informa que existem riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Além disso, podem ocorrer cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), pode chover em Umuarama até este domingo. A temperatura máxima de sábado foi de 20,3ºC. No domingo, deve variar entre 16ºC e 21ºC, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuva.
O Inmet divulgou algumas instruções para a população de Umuarama e da região em caso de tempestades:
– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
– No estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Para mais informações sobre os alertas e como agir em caso de tempestades, acesse o site do Inmet aqui.
Leia também: Após fortes chuvas e estragos, Prefeitura de Iporã vai decretar situação de emergência.
A fundação de Umuarama foi uma data muitíssimo especial. O 26 de Junho de 1955…
Uma festa clandestina realizada em uma chácara às margens da PR 496 terminou com dois…
A modelo paranaense Marcella Kozinski, de 26 anos, foi coroada Miss Universe Brasil 2026 na…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as tarifas impostas pelos Estados Unidos…
Uma discussão entre um médico e a acompanhante de um paciente mobilizou a Polícia Militar…
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de ameaça na tarde deste sábado (25), em um…
Este site utiliza cookies
Saiba mais