Achaditos em breve
Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Inmet e Defesa Civil alertam para possibilidade de tempestades na região de Umuarama

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Inmet e Defesa Civil alertam para possibilidade de tempestades na região de Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 13 de junho de 2026 às 20h45 - Modificado em 14 de junho de 2026 às 08h05

A Defesa Civil do Paraná e o Inmet divulgaram alertas indicando a possibilidade de tempestades na região de Umuarama neste sábado (13) e no domingo (14). O Simepar informa que pode chover até este domingo na Capital da Amizade.

O alerta amarelo da Defesa Civil tem vigência até 22h30 deste sábado. O aviso indica possibilidade de tempestades locais/convectivas e chuvas intensas na região de Umuarama.

Conforme a Defesa Civil, são pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A orientação é para que as pessoas monitorem as condições em seu município, não se coloquem em risco e, em caso de emergências, liguem 199 ou 193.

Além disso, a Defesa Civil disponibiliza informações sobre como proceder em casos de desastres em seu site (clique aqui).

Inmet alerta para tempestades na região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas amarelos de possibilidade de tempestades na região de Umuarama.

Um deles segue vigente até às 23h59 deste sábado e o outro está ativo até às 23h59 de domingo. Ambos indicam perigo potencial.

Alerta do Inmet para sábado – Imagem: Inmet

O alerta de tempestade deste sábado tem área de abrangência nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Por outro lado, o alerta de domingo abrange Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O Inmet informa que existem riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Além disso, podem ocorrer cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O Inmet também divulgou um aviso para domingo – Imagem: Inmet

Previsão do Simepar

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), pode chover em Umuarama até este domingo. A temperatura máxima de sábado foi de 20,3ºC. No domingo, deve variar entre 16ºC e 21ºC, com céu parcialmente nublado e pancadas de chuva.

Imagem: Simepar

Orientações dos alertas do Inmet

O Inmet divulgou algumas instruções para a população de Umuarama e da região em caso de tempestades:

– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

– No estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Para mais informações sobre os alertas e como agir em caso de tempestades, acesse o site do Inmet aqui.

Leia também: Após fortes chuvas e estragos, Prefeitura de Iporã vai decretar situação de emergência.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.