Umuarama

Prefeitura notificará empresa do transporte urbano de passageiros por reduzir horários

A Secretaria Municipal de Defesa Social deve notificar a concessionária do transporte coletivo urbano de passageiros de Umuarama para se explicar sobre a suspensão de horários sem prévia comunicação e anuência do município. Além disso, solicitará o retorno imediato do funcionamento de todas as linhas. O descumprimento poderá resultar na aplicação de sanções previstas no contrato de concessão, informa o secretário Elizeu Vital da Silva.

Conforme o contrato, a empresa teria de avisar sobre a suspensão das linhas (mesmo que de forma temporária) com 10 dias de antecedência, para análise do gestor/fiscal do contrato de concessão – no caso a Secretaria de Defesa Social, em nome da administração municipal.

“Soubemos das suspensões pela imprensa e redes sociais, pois não houve nenhuma comunicação oficial. Por isso decidimos pela notificação a fim de que as linhas retornem o quanto antes ao funcionamento normal, atendendo melhor às necessidades dos usuários”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal da Fazenda, por outro lado, informou que já foi assinado o aditivo financeiro para que, de acordo com o que está especificado na lei ordinária 4.488, de 27 de agosto de 2021 (que autoriza o Executivo a conceder subsídio tarifário à concessionária do serviço de transporte público coletivo urbano de passageiros no município), o repasse seja pago de acordo com a apuração do movimento dos ônibus no mês de novembro.

“A previsão de repasse do primeiro subsídio é 5 de dezembro, conforme conversações entre a Fazenda, a Procuradoria-Geral do município, a Defesa Social e a empresa concessionária”, acrescentou a secretária da Fazenda, Gislaine Alves Vieira. Vital reforça que o subsídio será pago com base nas informações apresentadas em planilha pela concessionária, com o número de passageiros transportados durante o mês de novembro (fechado) até o limite de R$ 70 mil.

Segundo o secretário, a demora para o início do pagamento ocorreu em virtude de trâmites burocráticos – foi necessário fazer um termo aditivo ao contrato para viabilizar o repasse dos recursos, que envolveu a criação de lei específica, análise e adoção de medidas recomendadas pela Procuradoria-Geral da Prefeitura, até a liberação do pagamento. “A data e a forma do pagamento foram comunicadas ainda na última semana aos representantes da concessionária”, finalizou.

Devido ao horário OBemdito não conseguiu manter contato com a empresa. O espaço está aberto para eventual manifestação.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

5 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

26 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

55 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais