Umuarama

Limpeza do Lago Aratimbó começa com o rebaixamento do nível da represa

Com o rebaixamento do nível do reservatório, iniciado na manhã desta segunda-feira, 29, começaram os serviços preliminares para a limpeza do Lago Aratimbó, atendendo determinação feita na última semana pelo prefeito em exercício, Hermes Pimentel.

Cerca de três meses à frente do Executivo, o prefeito interino quer ao menos amenizar a situação do lago – um dos principais pontos de encontro da cidade –, que há anos vem sofrendo com o acúmulo de sedimentos que permitiram o avanço da vegetação onde antes havia apenas a lâmina d’água.

Embora não seja um desassoreamento completo, a ação vai melhorar o ambiente enquanto se discute uma solução para as galerias pluviais que levam areia, lixo e resíduos às nascentes da represa, entre outras medidas ambientais. A situação gera justo descontentamento da população e frequentadores. “Este é um dos nossos cartões-postais, um ponto de encontro e contemplação que, em vez de encantar os visitantes, gera críticas e reclamações”, lamentou o prefeito, em visita ao lago na semana passada.

Com a redução no nível da represa, para o acesso da escavadeira hidráulica, fica mais evidente a situação degradante. Os bancos de areia ficaram tão grandes é possível caminhar onde antes havia apenas água e a vegetação cresce com facilidade, reduzindo a superfície a quase a metade das dimensões originais. Diariamente são vistas pessoas e até famílias pescando no local, embora o consumo de peixes do lago não seja recomendado.

Apesar da situação, o sistema atrai várias espécies de aves aquáticas que se alimentam dos peixes existentes – nesta segunda foram vistos muitos cascudos emergindo em busca de oxigênio, mas a quantidade maior é de tilápia. A variedade da fauna deve aumentar.

“Assim que a represa estiver recuperada e o nível voltar ao normal, planejamos inserir peixes nativos da nossa região, como lambaris, para promover um ecossistema mais equilibrado e condizente com a nossa fauna aquática”, disse o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio.

Embora alterem o cenário, as obras não devem atrapalhar a visitação. O lago continuará aberto ao público, desde que tomados os devidos cuidados com o trânsito de caminhões e máquinas pesadas. Para a remoção dos sedimentos e limpeza da vegetação serão necessárias cerca de 1 mil horas/máquina e 3 mil viagens de caminhão basculante.

O material removido será encaminhado ao aterro sanitário municipal para cobertura das células de deposição de volumosos, explicou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima. Caso não ocorram chuvas fortes, o serviço deve ser executado em 30 dias, começando pela parte de baixo da passarela de madeira e avançando para a cabeceira da represa.

A intenção do prefeito Hermes Pimentel é ter o Lago Aratimbó recuperado para as festas de natal e ano novo, já que o local é um dos preferidos para reuniões familiares e encontro de amigos em Umuarama. Além da beleza natural, o lago conta com grande área verde, quiosques, quadra de areia, parque infantil e pistas para caminhada e passeio com animais de estimação.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais