Paraná

Assistência Social de Umuarama visita Aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras

Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social visitou a Aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, de onde provém a maioria dos indígenas que vêm a Umuarama vender artesanato.

A chefe da Proteção Social Especial, Sandra Prates, e o coordenador do Centro Pop, Roger Brambilla Giopato, fortaleceram os vínculos estabelecidos desde 2017 entre os municípios, a Funai e lideranças indígenas, e discutiram sobre a criação da casa de apoio para acolher melhor às famílias durante a estadia na cidade.

“Discutimos políticas públicas possíveis para atendimento à população indígena, respeitando suas origens e tradições”, explicou Sandra, que foi recebida pelo secretário de Assistência Social de Nova Laranjeiras, Francisco Altair Fernandes e equipe, pelo dirigente local da Funai, Adir Veloso, e por representantes das secretarias de Saúde e Educação, da Câmara de Vereadores e pelo cacique Ângelo, responsável pelas nove aldeias daquele município.

O objetivo da visita foi discutir propostas para ampliar os serviços e o atendimento à população indígena que vem a Umuarama, fortalecer e buscar parcerias entre os dois municípios e órgãos que representam os povos, como a Funai, o Sistema Único Descentralizado de Saúde (Suds) e o Governo do Estado.

“Propusemos organizar fluxos de encaminhamento dos indígenas para Umuarama, a fim de conhecermos as famílias indígenas que nos visitam para conscientizar as lideranças a aderirem aos serviços ofertados pela nossa rede de apoio”, acrescentou Sandra.

O coordenador do Centro Pop, Roger Giopato, planeja inserir crianças e adolescentes indígenas em oficinas educativas e culturais, atividades de recreação e esporte nos espaços do Centro Pop e no Centro da Juventude, já no primeiro trimestre de 2022, para promoção, prevenção e segurança, diminuindo os riscos sociais aos quais as famílias – principalmente as crianças – se expõem diariamente.

Municípios e o Estado também vão unir esforços para criar uma casa de apoio, um local onde os indígenas possam guardar seus pertences e permanecer por até 10 dias, para haver rotatividade entre as famílias das aldeias.

“Desta forma eles não ficariam expostos em locais públicos. A rodoviária e o terminal urbano serão desativados em breve, o que inviabilizará a permanência das famílias na Praça da Bíblia e no terminal a partir de dezembro”, lembrou Sandra Prates.

Ao final da visita ficou agendada uma reunião em fevereiro, para avançar na definição de fluxos e encaminhamentos. Responsáveis por crianças e adolescentes precisam de declaração das escolas para abonar as faltas, justificando as saídas das famílias para não ocorrer o bloqueio do programa de transferência de renda Auxílio Brasil, do governo federal, que para muitas famílias indígenas é a única fonte de recursos.

Outra reunião foi marcada para Curitiba, com o governador Ratinho Júnior, para discutir a liberação de recursos aos municípios que planejam criar casas de apoio aos indígenas. De acordo com o cacique Ângelo, Umuarama é uma das referências pela qualidade no atendimento à população indígena e demais serviços disponibilizados pelas entidades socioassistenciais, como a Casa da Sopa, a Apromo e o Centro Pop.

O cacique, o representante da Funai e o secretário de Assistência Social de Nova Laranjeiras também visitarão Umuarama no início de 2022 para um contato com o prefeito Hermes Pimentel e lideranças que atuam na causa dos povos indígenas, além de atualizar as tratativas com o Estado sobre políticas públicas para a população indígena e criação da casa de apoio.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais