Paraná

Segunda balsa no Rio Piquiri deve começar a operar dia 20 de fevereiro. Será?

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que a segunda balsa para travessia do Rio Piquiri deve operar a partir de 20 de fevereiro. OBemdito esteve no local na última sexta-feira (13) e acompanhou o trabalho, bem como, as filas de condutores esperando para transpor o rio.

No dia 6 de novembro de 2025 o Dnit interditou totalmente a ponte sobre o Rio Piquiri, localizada no km 541,79 da BR-272, entre os municípios de Francisco Alves e Terra Roxa. De acordo com o órgão, a medida foi necessária após o aparecimento de trincas nos pilares da estrutura, o que comprometeu a segurança da travessia.

Inicialmente os condutores que precisavam se deslocar entre as duas cidades – principal rota para chegar a Guaíra e ao Paraguai – precisavam utilizar um desvio. O trajeto alternativo passava pelo município de Palotina, através das rodovias PR-182 e R$-364, e aumentava o percurso em aproximadamente 40 quilômetros.

Posteriormente, o Dnit destinou uma balsa para realizar a travessia pelo rio, de forma gratuita. O serviço entrou em funcionamento no dia 8 de janeiro.

Segunda balsa no Rio Piquiri adiada

O departamento também informou que uma segunda balsa vai operar no local. O início do serviço estava previsto para o fim de janeiro, mas o Dnit adiou para 6 de fevereiro. Contudo, e a atual previsão de início da operação da segunda embarcação é o próximo dia 20.

Enquanto isso não acontece, os condutores que precisam passar pelo trecho da BR-272 enfrentam longas filas e demora média de 1h a 2h30. Os principais relatos são de muito calor, pois os veículos permanecem sob o sol escaldante, além da falta de banheiros.

OBemdito manteve contato com a assessoria do Dnit nesta semana e recebeu uma nota com informações sobre a balsa no Rio Piquiri. Confira abaixo:

“Para garantir a travessia de veículos durante o período de interdição, uma balsa opera no local 24 horas por dia. Após ajustes na logística de funcionamento, houve redução no tempo de espera e no tamanho das filas.

A empresa responsável pelo serviço implantou banheiro químico para atendimento à população que aguarda a travessia.

Em relação à segunda embarcação, o DNIT esclarece que a mobilização ainda não foi possível devido às condições do nível do rio. A previsão é que a segunda balsa seja posicionada até o dia 20 de fevereiro, condicionada à variação hidrológica”.

Nível da água do rio abaixo do normal

OBemdito obteve a informação de que a segunda embarcação já está em Guaíra. No entanto, o nível de água do Rio Piquiri abaixo do normal está interferindo no começo da operação da nova balsa. Isso porque, as embarcações atracam em barrancos na margem do rio.

Com a água mais baixa, há um desnível maior para os condutores embarcarem e desembarcarem os veículos na balsa. A princípio, para minimizar o problema, a atual balsa está transportando um número menor de veículos a cada travessia, o que faz com que a plataforma fique mais elevada.

Obras da ponte

Uma boa notícia é que as obras de reestruturação da ponte sobre o Rio Piquiri tiveram início há alguns dias. A reforma custará R$ 12,4 milhões e deve ser concluída até setembro.

“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que as obras de recuperação da ponte localizada na BR-272/PR, no trecho entre Francisco Alves e Terra Roxa, estão em andamento, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026”, informou o Dnit a OBemdito.

Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

36 segundos ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

11 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

12 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

12 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

13 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais