Segunda balsa no Rio Piquiri deve começar a operar dia 20 de fevereiro. Será?
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que a segunda balsa para travessia do Rio Piquiri deve operar a partir de 20 de fevereiro. OBemdito esteve no local na última sexta-feira (13) e acompanhou o trabalho, bem como, as filas de condutores esperando para transpor o rio.
No dia 6 de novembro de 2025 o Dnit interditou totalmente a ponte sobre o Rio Piquiri, localizada no km 541,79 da BR-272, entre os municípios de Francisco Alves e Terra Roxa. De acordo com o órgão, a medida foi necessária após o aparecimento de trincas nos pilares da estrutura, o que comprometeu a segurança da travessia.
Inicialmente os condutores que precisavam se deslocar entre as duas cidades – principal rota para chegar a Guaíra e ao Paraguai – precisavam utilizar um desvio. O trajeto alternativo passava pelo município de Palotina, através das rodovias PR-182 e R$-364, e aumentava o percurso em aproximadamente 40 quilômetros.
Posteriormente, o Dnit destinou uma balsa para realizar a travessia pelo rio, de forma gratuita. O serviço entrou em funcionamento no dia 8 de janeiro.

Segunda balsa no Rio Piquiri adiada
O departamento também informou que uma segunda balsa vai operar no local. O início do serviço estava previsto para o fim de janeiro, mas o Dnit adiou para 6 de fevereiro. Contudo, e a atual previsão de início da operação da segunda embarcação é o próximo dia 20.
Enquanto isso não acontece, os condutores que precisam passar pelo trecho da BR-272 enfrentam longas filas e demora média de 1h a 2h30. Os principais relatos são de muito calor, pois os veículos permanecem sob o sol escaldante, além da falta de banheiros.

OBemdito manteve contato com a assessoria do Dnit nesta semana e recebeu uma nota com informações sobre a balsa no Rio Piquiri. Confira abaixo:
“Para garantir a travessia de veículos durante o período de interdição, uma balsa opera no local 24 horas por dia. Após ajustes na logística de funcionamento, houve redução no tempo de espera e no tamanho das filas.
A empresa responsável pelo serviço implantou banheiro químico para atendimento à população que aguarda a travessia.
Em relação à segunda embarcação, o DNIT esclarece que a mobilização ainda não foi possível devido às condições do nível do rio. A previsão é que a segunda balsa seja posicionada até o dia 20 de fevereiro, condicionada à variação hidrológica”.

Nível da água do rio abaixo do normal
OBemdito obteve a informação de que a segunda embarcação já está em Guaíra. No entanto, o nível de água do Rio Piquiri abaixo do normal está interferindo no começo da operação da nova balsa. Isso porque, as embarcações atracam em barrancos na margem do rio.
Com a água mais baixa, há um desnível maior para os condutores embarcarem e desembarcarem os veículos na balsa. A princípio, para minimizar o problema, a atual balsa está transportando um número menor de veículos a cada travessia, o que faz com que a plataforma fique mais elevada.

Obras da ponte
Uma boa notícia é que as obras de reestruturação da ponte sobre o Rio Piquiri tiveram início há alguns dias. A reforma custará R$ 12,4 milhões e deve ser concluída até setembro.
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que as obras de recuperação da ponte localizada na BR-272/PR, no trecho entre Francisco Alves e Terra Roxa, estão em andamento, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026”, informou o Dnit a OBemdito.








