Paraná

Simepar confirma que um tornado F2 atingiu São José dos Pinhais, com ventos de 180 km/h

O Simepar classificou o tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, como de categoria F2 na escala Fujita, que vai até 5. O fenômeno aconteceu no fim da tarde de sábado (10) e deixou vários imóveis destelhados, árvores quebradas e deixando parte da cidade sem luz.

O trabalho do Simepar concluiu que, dentro da escala Fujita, o tornado pode ser categorizado como F2, que tem ventos entre 180 km/h e 253 km/h. Ele atingiu os valores mais baixos desta categoria, mas ainda assim causou danos expressivos.

Na manhã deste domingo (11), dois meteorologistas do Simepar foram à cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) colher mais dados para a análise. O trabalho de análise começou ainda no sábado.

A equipe de meteorologistas avaliou uma série de informações para enquadrar o fenômeno dentro da escala Fujita. A escala é a mesma aplicada em Rio Bonito do Iguaçu em novembro, quando um tornado F4, penúltimo nível da avaliação, foi confirmado pelo Simepar.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tornado atingiu 350 residências de São José dos Pinhais, impactando 1.200 pessoas. A Defesa Civil Estadual encaminhou neste domingo 2,6 mil telhas para ajudar os moradores que tiveram seus imóveis danificados.

Moradores de duas residências ficaram desalojados, indo para a casa de familiares. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o evento e receberam atendimento em unidades de saúde. Além dos danos às edificações, o tornado provocou queda de árvores e problemas na rede e distribuição de energia elétrica.

Fotos: Simepar

Como estava o cenário climático

No sábado o tempo estava bastante instável no Paraná, com muita oferta de calor e umidade. Um sistema de baixa pressão que se formou entre o Uruguai e Rio Grande do Sul estava impactando o Estado, mas que se deslocou para o oceano. A mudança dos ventos em altitude também favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva e tempestades em toda a faixa Leste do Paraná.

“A célula de tempestade mais severa se desenvolveu no fim da tarde sobre Almirante Tamandaré e Colombo. Em seguida, se deslocou sobre Curitiba provocando ventos intensos e precipitação de granizo. E foi até São José dos Pinhais”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. 

No bairro Guatupê, bem na divisa com o município de Piraquara, o tornado se formou dentro dessa célula de tempestade, e percorreu pouco mais de um quilômetro. 

“Foi um tornado relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos aqui na região. Em alguns momentos a nuvem funil tocava o solo, sua circulação interagia com o solo configurando o tornado. E, em outros momentos, ela subia e não era possível identificar o dano. Ou seja, os danos foram pontuais”, detalha Leonardo.

A mesma célula de tempestade ainda seguiu o trajeto até o Litoral paranaense, ocasionando forte tempestade na região de Guaratuba e Matinhos. Em Guaratuba as rajadas de vento também ultrapassaram os 60 km/h. Além disso, o acumulado de chuvas passou de 60 mm em menos de meia hora. 

Segundo tornado de 2026 no Paraná

Este já é o segundo tornado de 2026. O primeiro recebeu classificação como F1 na escala Fujita no município de Mercedes. Os ventos chegaram a aproximadamente 120 km/h no fim da tarde do dia 01, causando danos na localidade de Arroio Guaçu.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Morte de adolescente de Goioerê em acidente na PR-323 em Umuarama causa comoção

A morte de uma adolescente de Goioerê em um acidente na PR-323, em Umuarama, causou…

27 minutos ago

Bandidos invadem casa, ameaçam casal de idosos e roubam R$ 60 mil em São Jorge

Bandidos armados invadiram uma casa, ameaçaram um casal de idosos e roubaram R$ 60 mil…

2 horas ago

Homem é atingido por golpes de faca durante confraternização com conhecidos em Umuarama

Um homem foi atingido por dois golpes de faca durante uma confraternização na casa de…

3 horas ago

Policial de Umuarama, Matheus Chagas morre uma semana após sofrer ataque a tiros

O policial militar Matheus Chagas do Amaral, de 32 anos, morreu após permanecer internado por…

4 horas ago

PR-323: Colisão entre carreta e carro em Umuarama deixa um morto e dois feridos

Uma grave colisão entre uma carreta e um carro na PR-323, em Umuarama, deixou um…

6 horas ago

Incêndio atinge garagem e veículo durante a madrugada em Pérola

Um incêndio atingiu a garagem de uma residência e um veículo durante a madrugada deste…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais