Foto: Sesa/PR
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) divulgou uma nota sobre o quadro de saúde do jovem resgatado no Pico Paraná. O Hospital Municipal de Antonina informou para a Sesa que o paciente está lúcido e apresenta sinais de desidratação leve. Além disso, possui hematomas em membros inferiores e assaduras na região inguinal.
De acordo com a nota, a equipe médica o submeteu à profilaxia medicamentosa e reidratação endovenosa. Por fim, os médicos solicitaram exames laboratoriais e de imagem para investigação complementar e ele vai permanecer sob observação enquanto aguarda os resultados.
O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, estava desaparecido no Pico Paraná desde o dia 1º de janeiro. Ele foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5) após uma operação de buscas que mobilizou equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O trabalho contou com o apoio de diversos voluntários e helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) da Polícia Militar.
Mais cedo, a Sesa divulgou outra nota informando que o paciente entrada às 11h55 no Hospital Municipal Dr. Sílvio Bittencourt Linhares, em Antonina, para avaliação médica. De acordo com informações da equipe do Siate responsável pelo atendimento e transporte, o estado de saúde do paciente era estável.
O desaparecimento ocorreu após a realização de uma trilha, na tarde do dia 31 de dezembro, na região da Serra do Mar na Região Metropolitana de Curitiba. Desde o acionamento, foi montada uma operação de grande complexidade em razão da extensão da área, da mata fechada e do relevo íngreme.
De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), unidade especializada do CBMPR, o jovem conseguiu caminhar sozinho pela mata e chegou até uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, no Litoral. A região corresponde a uma das rotas de descida do Pico Paraná. Equipes do Corpo de Bombeiros de Antonina atuaram no atendimento e o transporte até o hospital do município.
“Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas e chegar até a localidade”, afirmou o comandante. Segundo ele, no momento da comunicação oficial, as equipes ainda não haviam feito contato direto com o jovem, mas uma ambulância de Antonina já havia sido acionada para o atendimento e encaminhamento hospitalar.
Ainda conforme o comandante, o rapaz percorreu mais de 20 quilômetros por áreas de difícil acesso até alcançar uma região habitada. A avaliação inicial indica que ele estava consciente e em condições estáveis, passando por exames médicos.
A operação de buscas mobilizou mais de 100 bombeiros militares e contou com o apoio diário de cerca de 300 voluntários e do Instituto Água e Terra (IAT), que atuaram de forma integrada ao longo dos cinco dias de trabalho. “Foi um trabalho conjunto, com apoio de diversas instituições e voluntários, fundamental para o desfecho positivo da ocorrência”, finalizou Gabriel.
(Com informações da AEN)
Foi identificado como Reginaldo Francisco dos Santos, de 51 anos, o homem encontrado morto em…
O dramaturgo Benedito Ruy Barbosa morreu aos 95 anos na manhã desta terça-feira (7), em…
Jovem de 22 anos ficou ferido após perder o controle da direção e bater uma…
Motociclista de 43 anos sofreu amnésia lacunar e ficou ferido após colisão com uma caminhonete…
Profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram…
A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…
Este site utiliza cookies
Saiba mais