Tornado registrado no fim da tarde de quinta-feira (1) , em Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no Oeste do Paraná (Foto Rede Social)
O Paraná entra em um novo período de calor e instabilidade, marcado pelo aumento das temperaturas e maior presença de umidade no ar. A mudança na direção dos ventos, que agora transportam ar quente vindo da região de São Paulo e do Centro-Oeste do país, favorece o retorno do calor intenso e aumenta as condições para pancadas de chuva e temporais nos próximos dias.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário é típico de verão: calor, umidade elevada e instabilidades atmosféricas, impulsionadas por sistemas que atuam fora do território paranaense, mas que impactam diretamente o clima no Estado.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, uma frente fria começa a se formar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Associado a esse sistema, também há previsão da formação de um ciclone extratropical. “Esses sistemas não devem passar diretamente sobre o Paraná, mas já provocam impactos a partir desta quinta-feira”, explica Kneib.
Nesta quinta-feira (8), as chuvas retornam com mais intensidade, principalmente nas regiões do Litoral e do Oeste do Paraná. A partir de sexta-feira (9) até domingo (11), temporais podem atingir todas as regiões do Estado.
Na sexta, o impacto tende a ser maior no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste, sobretudo durante a tarde. A combinação entre calor e umidade favorece a formação das chamadas chuvas de verão, que costumam ocorrer de forma rápida, mas intensa.
Leia também: Tornado de categoria F1 é registrado no Paraná no Dia de Ano-Novo; veja o vídeo
“Essas pancadas podem vir acompanhadas de queda de granizo, rajadas de vento moderadas a fortes e bastante incidência de raios”, detalha o meteorologista.
No sábado (10), mesmo sem avançar sobre o Paraná, a frente fria se aproxima ainda mais e intensifica os temporais. A previsão indica chuva em vários momentos do dia, com maior volume de precipitação e possibilidade de eventos mais severos nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode registrar temporais no fim do dia.
Já no domingo (11), o tempo segue instável. A chuva perde força no Oeste e Sudoeste, mas permanece com maior intensidade em outras regiões, principalmente durante a tarde e início da noite.
As temperaturas devem ultrapassar os 30 °C em todas as regiões do Paraná na sexta e no sábado, podendo passar dos 33 °C no Litoral, Oeste e Norte do Estado. O calor começa a diminuir no domingo, e na segunda-feira (12) a maior nebulosidade deve provocar redução das temperaturas máximas.
O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco moderado para tempestades localizadas entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Paraná. Há possibilidade de chuva intensa em curto período, com ocorrência pontual de enxurradas, destelhamentos e queda de galhos.
No sábado, o risco sobe para alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, permanecendo moderado nas demais áreas do Estado.
(Com informações da Agência Estadual)
O Programa Nota Paraná liberou pela primeira vez em 2026 os créditos de ICMS para…
Um homem de 30 anos foi preso na noite desta quinta-feira (8), no Conjunto Residencial…
Jovens da Diocese de Umuarama participaram da Missão Jesus no Litoral, realizada em Matinhos, no…
Um homem de aproximadamente 50 anos morreu após um grave acidente de trânsito registrado na…
Uma colisão lateral registrada na tarde desta quarta-feira (7) deixou três pessoas feridas na rodovia…
O Verão Maior Paraná 2026 começa oficialmente nesta sexta-feira (09) e promete movimentar o Litoral…
Este site utiliza cookies
Saiba mais