Tutor usa golpe de ‘mata-leão’ para salvar cão de ataque de pitbull; veja a ação
Um ataque violento de um cachorro da raça pitbull assustou moradores da Gleba Palhano, na região sul de Londrina, no início da manhã desta quarta-feira (17).
O caso ocorreu por volta das 7h, na Rua Eurico Hummig, em frente à entrada de um edifício residencial.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o pitbull avança contra um cachorro de pequeno porte que passeava com o tutor.
Na tentativa de salvar o animal, o homem reagiu chutando o cão agressor e, em seguida, aplicou um golpe conhecido como “mata-leão” para conseguir interromper as mordidas.
Durante a ação, o tutor do cachorro sofreu ferimentos e precisou ser encaminhado a um hospital para atendimento médico. O animal de pequeno porte também ficou ferido em decorrência do ataque.
O episódio gerou preocupação entre moradores da Gleba Palhano, que passaram a se mobilizar em grupos de mensagens alertando sobre o risco de novos ataques, já que o pitbull ainda estaria circulando pelas ruas do bairro.
Em nota, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) confirmou o ataque e informou que realiza buscas para localizar o animal.
O objetivo é retirá-lo das vias públicas, eliminar o risco à população e apurar se o cachorro possui tutor ou se foi abandonado.
Enquanto o pitbull não é localizado, a orientação é de atenção redobrada, especialmente para quem circula com animais de estimação na região.
(Com informações e imagens do site Tarobá Londrina)
Em Umuarama
A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu um homem com ordem judicial vigente após seu cachorro pitbull atacar um casal de moto. O fato aconteceu na tarde deste sábado (13) na Rua Antonio Fernando Lopes, Jardim Irani. A PM divulgou uma nota com informações sobre o caso.
De acordo com a nota, era por volta das 15h30 quando o 25º Batalhão da PM (25º BPM) recebeu uma solicitação para atender uma situação de ataque de cão. Uma equipe foi até o bairro Irani para verificar a procedência da denúncia.
Conforme a PM, a equipe de Rádio Patrulha Auto (RPA) constatou que o cão da raça pitbull atacou um casal que transitava de motoneta em via pública. A princípio, o ataque ocorreu em frente à residência do responsável pelo animal.
As vítimas sofreram uma queda da motoneta e tiveram lesões leves em decorrência do avanço do animal. No entanto, o casal recusou atendimento de emergência.
Em seguida, os militares identificaram o responsável pelo cão. Logo os policiais fizeram a consulta nos sistemas de segurança pública. Dessa forma, viram que havia uma ordem judicial de prisão em aberto em desfavor do homem de 34 anos.
Diante dos fatos, a equipe RPA deu fiel cumprimento ao mandado de prisão. Posteriormente, os PMs encaminharam o detido para a carceragem do Departamento Penitenciário do Paraná (Deppen). Na Delegacia de Umuarama, o homem passou pelos procedimentos legais cabíveis.
Vítimas não representaram
Além disso, a nota da PM informa que as vítimas dispensaram as providências relativas à omissão guarda de animais. O casal que sofreu o ataque do pitbull não manifestou interesse de representar contra o tutor.
OBemdito questionou a PM sobre qual crime consta na ordem judicial. Porém, o 25º Batalhão informou que não poderia divulgar por questão de segurança do próprio acusado.
Por fim, a Polícia Militar reforça a importância da guarda responsável de animais. Bem como, divulgou que permanece à disposição da comunidade para garantir a segurança e a ordem pública.





