Paraná

Período de férias reduz doações e acende alerta para os estoques de sangue

O movimento nas estradas durante as férias e as festas de fim de ano eleva o número de acidentes e, consequentemente, a necessidade de sangue nas unidades hospitalares.

Além da maior demanda, o Hemepar enfrenta uma queda de até 30% nas doações nesta época, o que reduz os estoques de hemocomponentes.

O Hemepar atende 384 hospitais no Paraná e 96,6% dos leitos do SUS no Estado. Todos os dias, cerca de 700 hemocomponentes são enviados às unidades de saúde, material essencial para diversos atendimentos.

Embora o volume inicial de dezembro esteja estável, a aproximação das festas preocupa. As maiores necessidades, segundo o órgão, são dos tipos O positivo e O negativo.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, lembra que não apenas vítimas de acidentes dependem das doações.

Pacientes em tratamento de câncer e pessoas com doenças hematológicas crônicas, como anemia falciforme e talassemias, podem ter seus tratamentos interrompidos se houver falta de sangue. Muitas delas precisam de transfusões a cada 20 dias.

“Além das grandes cirurgias e dos atendimentos aos feridos, milhares de pessoas no Paraná precisam de transfusões regulares para viver. A doação de sangue garante suporte também durante os feriados”, afirmou.

A importância da doação ultrapassa o atendimento hospitalar. Parte do sangue coletado é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma, usados tanto para tratamentos quanto na produção de medicamentos.

Esses componentes têm validade curta e precisam de reposição constante.

O Paraná mantém um número expressivo de doações ao longo do ano, com crescimento anual. Entre janeiro e o início de dezembro de 2025, foram registrados 232.039 doadores no Estado.

“O paranaense sempre foi muito solidário. Nossa comunidade se ajuda, como vimos após o tornado em Rio Bonito. Agora é momento de reforçar essa solidariedade para que o sangue não falte”, disse o secretário.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados e apresentar autorização do responsável legal.

Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, totalizando três doações anuais.

O doador deve pesar ao menos 51 kg, estar descansado, alimentado e hidratado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, e apresentar documento oficial com foto.

O sangue coletado é rapidamente reposto pelo organismo, sem prejuízo à saúde.

Onde doar

Cianorte – UCT (13ª RS)
Av. Santa Catarina, 423, Centro
Seg. a qui.: 7h30–11h / 13h–16h
Sex.: 7h30–11h

Campo Mourão – Hemonúcleo (11ª RS)
Rua Mamborê, 1500, Centro
Atendimento com agendamento online ou via WhatsApp (44) 99878-3811
Seg. a sex.: 8h30–10h30 / 13h–15h30

Maringá – Hemocentro Regional (15ª RS)
Av. Mandacaru, 1600, Jardim Laranjeiras
Atendimento por chegada ou por agendamento online
Seg. a sex.: 7h–18h
Sáb.: 7h–12h15

Paranavaí – Hemonúcleo (14ª RS)
Rua Rio Grande do Sul, 2490, Centro
Agendamento online ou pelos telefones (44) 3421-3588, (44) 3421-3592 e WhatsApp (44) 98817-1128
Seg., ter., qui., sex.: 7h30–11h / 13h–14h30
Qua.: 7h30–11h

Toledo – UCT (20ª RS)
Rua Eugênio Gustavo Keller, 1612, Jardim Coopagro
Agendamento online, por telefone (45) 3379-1993 ou WhatsApp (45) 98821-3171
Seg.: 7h30–10h30 / 13h–14h30
Ter.: 8h–10h30 / 13h–15h
Qua.: 7h30–10h30 / 13h–15h
Qui. e sex.: 8h–10h30 / 13h–15h

Umuarama – Hemonúcleo (12ª RS)
Av. Manaus, 4444, Centro Cívico
Atendimento com agendamento online ou pelo telefone (44) 3621-8307
Seg. a sex.: 8h–11h30 / 13h–16h

(Com informações da Agência Estadual)

Rudson de Souza

Recent Posts

Câmara de Vereadores de Umuarama aprova 9 projetos em sessão extraordinária

A Câmara de Vereadores de Umuarama teve uma sessão extraordinária na última segunda-feira (8) e…

4 horas ago

Estado divulga datas do IPVA 2026 e anuncia alíquota de 1,9% e desconto à vista

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) publicou nesta terça-feira (09) o calendário do IPVA…

5 horas ago

Atletas de karatê da Casa da Paz conquistam medalhas em competição internacional

Os atletas da escolinha de karatê da Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz visitaram…

6 horas ago

ExpoPérola 2026 anuncia maior grade de shows e promete edição histórica

A 21ª ExpoPérola acontecerá de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026. O…

6 horas ago

Sicredi lança cooperativa escolar e avança na educação com os jovens de Umuarama

Programa Cooperativas Escolares está sendo realizado na Guarda Mirim, com 30 estudantes

7 horas ago

Secretaria de Educação divulga última convocação e ‘zera’ fila de espera por vagas

A Secretaria Municipal de Educação conseguiu ‘zerar’ a fila de espera por vagas de crianças…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais