Foto: Assessoria
A Câmara de Vereadores de Umuarama teve uma sessão extraordinária na última segunda-feira (8) e aprovou os 9 projetos de lei da pauta do dia. A sessão teve início às 18h, ou seja, ocorreu antes da sessão ordinária realizada nas segundas-feiras.
Na ocasião, os parlamentares aprovaram todos os projetos da pauta por unanimidade em primeiro e segundo turnos de votação. Isso ocorreu em virtude do pedido de dispensa de interstício. O plenário aprovou a dispensa de interstício, que permitiu a votação de dois turnos em uma única sessão.
O primeiro tema debatido na Câmara de Vereadores foi o Projeto de Lei Complementar 018/2025. A iniciativa prevê a criação de cargos efetivos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, com a inserção de vagas para os cargos de Professor de Língua Inglesa e Agente de Apoio Escolar.
A justificativa é que houve aumento da demanda educacional, a ampliação de turmas e a necessidade de atendimento especializado aos estudantes.
Em seguida, os vereadores discutiram o Projeto de Lei Complementar 019/2025, do Poder Executivo. A proposta cria cargos de Diretor Administrativo de Educação e Diretor Pedagógico de Educação.
Já o Projeto de Lei 110/2025, também do Executivo, ratifica o Protocolo de Intenções entre o Estado do Paraná e os Municípios signatários. O objetivo é formalizar o Consórcio Intergestores Paraná Saúde (CIPS), em conformidade com a legislação federal vigente.
O consórcio busca fortalecer a assistência farmacêutica no SUS, para garantir maior eficiência administrativa. Bem como, gerar economia de recursos e melhores condições para a aquisição de medicamentos.
A Câmara de Vereadores também debateu o Projeto de Lei 111/2025. Ele autoriza a doação de veículos do patrimônio municipal ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa Amerios). O objetivo é apoiar ações essenciais desenvolvidas no âmbito regional, especialmente na área da saúde.
Já o Projeto de Lei 112/2025 autoriza o Município a doar diversos veículos pertencentes ao patrimônio municipal para entidades sem fins lucrativos. Essas entidades atuam em áreas de relevante interesse público, como assistência social e proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o projeto, as instituições contempladas são a Apae, a AMA, a Apadevi, o Lar Betel, entre outras. Dentre os veículos, estão Kombis, ônibus, micro-ônibus, automóveis e utilitários.
Na pauta também estava o Projeto de Lei nº 113/2025 que trata da extinção do Fundo Municipal de Reequipamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Segundo o projeto, a extinção acontecerá a partir de 1º de janeiro de 2026.
Criado pela Lei nº 146/1974, o fundo será encerrado com a regularização das contas referentes ao exercício de 2025. O projeto prevê a doação dos bens patrimoniais vinculados ao Funrebom ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, mediante termo oficial. Além disso, informa sobre a transferência do saldo financeiro remanescente para a Prefeitura Municipal de Umuarama. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana utilizará esses recursos, com exclusividade.
Leia também: Câmara de Umuarama aprova, em 1ª discussão, antecipação de sessões para 14h.
Por sua vez, o Projeto de Lei nº 114/2025, propõe ajustes na estrutura administrativa da empresa pública municipal. A princípio, o objetivo é adequar o quadro de cargos em comissão às demandas reais identificadas após sua organização inicial.
Conforme o projeto, a iniciativa extingue um cargo cuja manutenção se revelou desnecessária. Bem como, cria dois novos cargos operacionais com remuneração individual inferior, atendendo às necessidades funcionais com maior eficiência.
Outro tema que a Câmara de Vereadores discutiu é o Projeto de Lei 115/2025. Ele propõe a inclusão do Componente Curricular de Língua Estrangeira Moderna (LEM) na Base Diversificada da Educação Básica Municipal de Umuarama.
O intuito é ampliar as oportunidades de aprendizagem para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Dessa forma, alinhando-se às diretrizes nacionais e às demandas contemporâneas da educação.
Por fim, a Câmara de Vereadores votou o Projeto de Lei Ordinária 116/2025. A proposta autoriza o Executivo Municipal a adquirir o Lote Único na Quadra nº 50, Zona nº 05 da cidade de Umuarama, com área total de 2.208,00 m².
O terreno está avaliado em R$ 883.200,00. O Município fará a aquisição do imóvel por meio de Escritura Pública, com pagamento integral e despesas cobertas por dotações orçamentárias próprias. A área abrigará uma Unidade Básica de Saúde.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) publicou nesta terça-feira (09) o calendário do IPVA…
Os atletas da escolinha de karatê da Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz visitaram…
A 21ª ExpoPérola acontecerá de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026. O…
Programa Cooperativas Escolares está sendo realizado na Guarda Mirim, com 30 estudantes
A Secretaria Municipal de Educação conseguiu ‘zerar’ a fila de espera por vagas de crianças…
A 1ª Copa Tomeya Sasahara de Jiu-Jitsu, realizada no último domingo (7), celebrou o legado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais