Guarda municipal é preso com cocaína durante operação do Gaeco no Paraná
Um guarda municipal foi preso com cocaína durante uma operação do Gaeco realizada na manhã desta segunda-feira (8) em Paranaguá. A ação integra a segunda fase da Operação Esquadro, que investiga o envolvimento de guardas municipais com o tráfico de drogas. Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos investigados nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, o guarda municipal preso estava em posse de porções de cocaína, maconha e munições. Na primeira etapa da mesma operação, outro agente já havia sido detido em circunstâncias semelhantes. Além disso, uma pessoa apontada como informante dos guardas foi encaminhada para a confecção de termo circunstanciado por posse de drogas.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Paranaguá. Desde o início das investigações, cinco guardas municipais já foram afastados de suas funções.
A investigação apura denúncias de que guardas municipais e outros envolvidos estariam desviando drogas, armas, celulares e dinheiro apreendidos com criminosos, deixando de apresentar o material à Polícia Civil. Os itens, segundo o Gaeco, eram revendidos a traficantes, e o valor obtido era dividido entre os agentes públicos envolvidos.
Leia também: BPFron apreende 589 celulares e 3 notebooks sem nota fiscal na PR-323, em Tapejara





