Foto: Pedro de Oliveira/Alep
A proposta que garante atendimento prioritário às pessoas acometidas por fibromialgia foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na última terça-feira (09). O projeto de lei 267/2019, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Michele Caputo (PSDB), altera a Lei Estadual nº 14.165/2003, que trata justamente da preferência no atendimento de pessoas com deficiência em todo o estado.
À proposta foi anexado ainda um projeto do deputado Boca Aberta jr.
Com a mudança prevista na matéria, os portadores da fibromialgia, bem como as pessoas com deficiência, terão preferência no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais em geral. O interessado na obtenção do benefício, diz o texto, deverá apresentar no local um documento assinado por um profissional médico comprovando a deficiência ou a síndrome da fibromialgia.
Os autores destacam que a síndrome provoca dores no corpo e sensibilidade articular, comprometendo a mobilidade da pessoa. Atualmente no Brasil aproximadamente 3% da população é atingida pela doença, com predominância no sexo feminino.
Haverá segunda votação para que a Lei seja aprovada e posteriormente, se for o caso, ela será assinada pelo governador Ratinho Jr.
(Assessoria)
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais