Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Umuarama terá dezembro mais quente e seco, aponta Simepar

Previsão indica diminuição das chuvas e aumento das temperaturas no Noroeste, com máximas acima dos 30°C

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama terá dezembro mais quente e seco, aponta Simepar
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 28 de novembro de 2025 às 10h22 - Modificado em 28 de novembro de 2025 às 10h22

Umuarama terá dezembro mais quente e seco em 2025, segundo previsão do Simepar. O órgão aponta que, após uma primavera marcada pela chuva, o Estado deve registrar volumes abaixo da média no próximo mês, com maior predominância de sol. O cenário é influenciado pelo enfraquecimento da Oscilação Antártica e pela atuação da La Niña, que tende a deixar o período mais seco.

Com mais dias ensolarados, as temperaturas sobem, especialmente no Noroeste. Em dezembro, Umuarama e municípios próximos como Paranavaí historicamente registram médias entre 24°C e 26°C, com amanhecer acima dos 20°C — as mínimas mais altas do Paraná.

Já as máximas na região ultrapassam os 30°C, índices entre os maiores do Estado para esta época do ano.

Chuva

A média histórica de chuvas em dezembro é extremamente alta no Litoral, atingindo entre 250 mm e 300 mm. As cidades ao redor de Campo Mourão registram um acumulado médio histórico de chuvas em dezembro na faixa de 225 mm a 250 mm.

Maringá e Londrina têm um acumulado de chuvas histórico em dezembro entre 200 mm e 225 mm. Na Região Metropolitana de Curitiba e nas cidades próximas a São Miguel do Iguaçu, o volume de chuva em dezembro historicamente fica entre 125 mm e 150 mm. Nas outras regiões do interior, o volume é um pouco superior: entre 150 mm e 200 mm. A região onde menos chove no Paraná em dezembro, historicamente, fica ao redor de Antônio Olinto, com acumulados entre 100 e 125 mm.

Entretanto, a previsão aponta que, em todo o Estado, as estações não alcançarão a média de acumulado de chuva. “Dezembro marca a chegada do verão. É um mês com dias mais ensolarados, e este ano terá maior sequência de dias de tempo estável, com um regime de chuvas relacionado a este aquecimento: ocorrem pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite”, ressalta Kneib.

Início do verão

O verão de 2025 começa no dia 21 de dezembro, às 12h03. Nesta data ocorre o Solstício de Verão, ou seja, o dia em que o hemisfério Sul recebe maior incidência de luz solar no ano, por conta da inclinação do eixo da Terra. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

(OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.