Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Pesquisa do IFPR Umuarama mostra onça-parda e outras espécies na APA do Rio Piava

Foram registrados animais como a jaguatirica, gato-mourisco, cachorro-do-mato, mão-pelada, quati, tamanduá-mirim, paca, entre outros

Fotos: IFPR Umuarama
Pesquisa do IFPR Umuarama mostra onça-parda e outras espécies na APA do Rio Piava
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 26 de novembro de 2025 às 20h00 - Modificado em 27 de novembro de 2025 às 07h22

Uma pesquisa do IFPR Umuarama mostra a onça-parda e outras várias espécies que circulam pela área da APA do Rio Piava. A Área de Proteção Ambiental (APA) abriga o manancial que abastece o município. Por ser uma zona de preservação, se torna atrativa para diversos animais, entre eles, jaguatirica, onça-parda, gato-mourisco, cachorro-do-mato, quati, etc.

O professor Alex Sandro Barros de Souza, do IFPR Campus Umuarama, realizou a pesquisa juntamente com Jean Victor Nery da Silva, egresso da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (IFPR/UEM), e Cristiano Ricardo Hrala Araujo, Agente de Suporte Operacional da Sanepar.

O estudo resultou no artigo “Registros da mastofauna na Área de Proteção Ambiental do Rio Piava no noroeste do Paraná, Brasil”. E a revista Acta Biológica Paranaense realizou a publicação desse artigo científico. A revista é da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O grupo do IFPR e Sanepar conduziu a pesquisa por um ano, entre março de 2024 e março de 2025. Neste período, eles monitoraram a mastofauna, ou seja, o conjunto de mamíferos que circula na APA do Rio Piava.

Para isso, os pesquisadores utilizaram uma armadilha fotográfica instalada em uma trilha da unidade. Dessa forma, conseguiram registrar a diversidade de espécies presentes, seus padrões de atividade e possíveis influências de fatores antrópicos.

Pesquisa Do Ifpr Umuarama Mostra Onça Parda Na Apa Do Piava (5)

Variedade da fauna silvestre

Ao longo do estudo, os pesquisadores coletaram os registros de 19 espécies silvestres. Entre elas estão carnívoros, roedores e mamíferos ameaçados, como o gato-mourisco e a onça-parda. Outros animais que a câmera registrou foram paca, cutia, capivara, coelho, tamanduá-mirim, gambá, etc.

De acordo com os participantes, os resultados da pesquisa do IFPR reforçam a importância da APA do Rio Piava como um refúgio essencial para a fauna regional. Os interessados podem consultar o artigo completo no link a seguir revistas.ufpr.br/acta/article/view/100065/76211.

Pesquisa Do Ifpr Umuarama Mostra Onça Parda Na Apa Do Piava (4)
Pesquisa Do Ifpr Umuarama Mostra Onça Parda Na Apa Do Piava (2)
Pesquisa Do Ifpr Umuarama Mostra Onça Parda Na Apa Do Piava (3)

(Informações: OBemdito e Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.