Fotos: Assessoria PMU
Com a proximidade da Black Friday, o Procon de Umuarama divulga uma série de orientações para que os consumidores possam aproveitar as promoções sem cair em armadilhas. O órgão reforça a importância da pesquisa prévia e da atenção aos detalhes para garantir bons negócios e evitar dores de cabeça. Baseado na campanha ‘Checklist Black Friday’, o Procon destaca os principais pontos de atenção.
Cuidado com a ‘metade do dobro’. A dica mais conhecida, mas sempre necessária, é sobre os descontos anunciados. “O desconto é real?”, questiona a campanha.
Para evitar a prática da ‘metade do dobro’ (quando o lojista aumenta o preço dias antes para depois ‘baixá-lo’ na promoção), o Procon Umuarama recomenda que o consumidor monitore os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday, e que tire prints (capturas de tela) ou use comparadores de preço para garantir que o desconto é verdadeiro.
Atenção ao Valor Total: Produto + Frete. Muitas vezes, um produto com preço muito baixo pode esconder um frete caríssimo. O Procon alerta que o que importa é o valor total da compra. “Compare o preço final (produto + frete) em diferentes lojas antes de fechar o pedido”, orienta a secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli.
A segurança digital é um pilar fundamental das compras on-line. Por isso, o órgão orienta que o consumidor verifique se o site é confiável.
– Procure o ‘https://’ e o ícone de cadeado na barra de endereço.
– Evite comprar por links recebidos em WhatsApp ou e-mail.
– Consulte o CNPJ e a reputação da loja em sites como Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br.
Na hora de pagar, o cuidado deve ser redobrado. Caso a opção seja pagamento com PIX, confira se o destinatário é a loja (CNPJ). Se estiver usando cartão de crédito, dê preferência ao cartão virtual e nunca salve os dados do seu cartão no site.
O prazo de entrega também é um direito. A loja é obrigada a informar a data limite antes da finalização da compra. Dessa forma, verifique se o prazo atende sua necessidade (especialmente se for um presente) e guarde o comprovante da data prometida.
Leia também: OAB de Umuarama lança guia inteligente para orientar consumidores na Black Friday.
A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama/Procon, Aline Cunha Martiolli, reforça os cuidados. Ela alerta sobre a importância de formalizar queixas no lugar certo. “O consumidor deve estar atento, pesquisar e guardar todos os comprovantes, prints de tela, e-mails de confirmação e notas fiscais. Caso tenha qualquer problema, a sua reclamação deve ser feita diretamente ao Procon”, orienta.
Segundo a secretária, “reclamações em redes sociais, por exemplo, não têm eficácia alguma para a resolução legal do problema. O consumidor deve abrir sua reclamação no Procon para que possamos agir”, destaca.
Um ponto que gera muitas dúvidas é a diferença entre a política de troca em lojas físicas e o direito de arrependimento em compras on-line.
Sobre a compra on-line (ou por telefone) a lei é clara. O consumidor tem 7 dias (contados do recebimento do produto) para se arrepender, devolver o item e receber seu dinheiro de volta, sem custo.
Já caso a compra seja em loja física, o lojista só tem orbigação de trocar produtos com defeito. A troca por tamanho, cor ou porque o consumidor ‘não gostou’ é uma cortesia da loja. Por isso, pergunte sobre a política de troca antes de comprar. Além disso, o prazo para troca de produtos com defeito é de 30 dias (não duráveis, como alimentos) ou 90 dias (duráveis, como eletrodomésticos e roupas).
O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também comentou sobre a data, lembrando da importância de fortalecer a economia da cidade. “A Black Friday é uma data importante para o comércio e pedimos que o consumidor também olhe com carinho para as nossas lojas. Reforçamos a importância de comprar no comércio de Umuarama, estimulando a economia local, gerando emprego e renda para nossa própria gente”, disse o prefeito.
(Informações: Assessoria PMU)
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais