Estrutura itinerante da Sesa oferece exames de mama, colo do útero e ultrassonografias para diagnóstico (Foto Sesa/PR)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou na última semana o ciclo de atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher em Mariluz, o oitavo município-polo a receber a estrutura itinerante. A ação, inserida no programa Paraná Rosa, resultou em 1.532 procedimentos, entre consultas e exames, voltados à saúde da mulher.
Entre os dias 3 e 8 de novembro, a Carreta atendeu mulheres de Mariluz, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê, somando 1.175 exames e 357 consultas médicas. O objetivo do programa é ampliar o acesso a serviços de prevenção e diagnóstico precoce em cidades do interior.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou o impacto da iniciativa. “A Carreta Saúde da Mulher é a prova do nosso compromisso em levar o cuidado especializado para perto de todas as paranaenses. A mobilização de Mariluz, que atendeu mais de 1.500 mulheres, mostra que estamos reduzindo a demanda e garantindo o diagnóstico precoce. Onde a Carreta passa, a prevenção se torna rotina”, afirmou.
A primeira-dama Luciana Saito ressaltou o caráter social do projeto. “A Carreta da Saúde da Mulher é mais que um serviço, é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres. Levar o diagnóstico precoce às cidades mais distantes garante que nenhuma mulher fique para trás”, disse.
A Carreta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia bilateral e diagnóstica, coleta de papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de ultrassonografia são entregues na hora. Para mamografias e citopatologia, o acesso é feito on-line, em até cinco e quinze dias, respectivamente. O atendimento requer agendamento no sistema municipal e pedido médico.
Após Mariluz, a Carreta seguiu para Bela Vista da Caroba, no Sudoeste do Estado, onde permanece de 10 a 15 de novembro. A unidade está posicionada na Avenida Rio Grande do Sul, ao lado da Unidade Básica de Saúde do centro da cidade.
O projeto Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Sesa, em parceria com a Volkswagen do Brasil, no âmbito do programa Paraná Competitivo. A ação representa um investimento de R$ 10,8 milhões e tem como foco o diagnóstico precoce e a descentralização dos serviços de saúde feminina.
(OBemdito com informações da Agência Estadual)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais