Paraná

Presos trabalham na reconstrução de escolas atingidas por tornado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira o reforço do trabalho prisional na reconstrução das escolas, creches e unidades da Apae atingidas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu no Centro-Sul do Estado. A ação reúne a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Fundepar, e a Secretaria da Segurança Pública. Atualmente, 14 pessoas privadas de liberdade atuam na cidade, sempre acompanhadas por monitores da Polícia Penal.

Os detentos vieram de Guarapuava, sendo quatro da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e dez da Penitenciária Estadual de Guarapuava. Eles integram o programa Mãos Amigas, criado pelo Governo do Estado para promover reinserção social por meio de serviços de manutenção e reparos nas escolas estaduais. Além disso, o programa valoriza os espaços públicos e desenvolve habilidades profissionais entre os participantes. Todos cumprem regime semiaberto, mantêm bom comportamento e já completaram parte da pena.

Mão de obra prisional

O Paraná lidera o uso de mão de obra prisional na manutenção de colégios estaduais. A cada três dias trabalhados, os participantes ganham um dia de remição. Somente em 2025, 427 escolas já receberam atendimento, com mais de 2 mil serviços realizados.

Foto: Sesp

O governador afirmou que pretende ampliar rapidamente o número de trabalhadores. “Vamos chegar a 30 detentos do Mãos Amigas para ajudar na limpeza dos entulhos. Queremos ser rápidos nisso para que, em breve, as crianças e adolescentes voltem para a escola”, disse Ratinho Junior.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da iniciativa. “É muito importante que tenhamos a reconstrução das nossas escolas públicas estaduais, ainda mais com o trabalho dos que cumprem pena. Essa ação cria um clima de solidariedade e ajuda mútua”, afirmou.

No momento, as equipes atuam na remoção de entulhos do Colégio Estadual Ludovica Safraider, considerado o mais afetado. O ginásio foi totalmente destruído e precisará ser reconstruído. Entretanto, o Governo do Estado prevê reforços já nesta terça-feira, quando 16 detentos da regional de Cascavel devem chegar à cidade. Eles serão distribuídos em quatro equipes, cada uma acompanhada por um policial penal. Embora não integrem o Mãos Amigas, possuem autorização para atividades externas.

O Estado também destinou R$ 50 mil ao Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos e R$ 25 mil ao Colégio Ludovica Safraider, via Fundo Rotativo, para reparos emergenciais. Engenheiros do Fundepar e técnicos do Núcleo Regional de Educação já avaliam os danos para iniciar a contratação emergencial das obras, etapa que depende da conclusão da limpeza.

Foto: Sesp

Fonte: AEN

Alex Nascimento

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

5 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais