Presidente Lula manifestou solidariedade e enviou ministros e equipes federais para apoiar as vítimas do tornado (Foto Tânia Rêgo)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às famílias das vítimas do tornado que devastou municípios do Centro-Sul do Paraná, na sexta-feira (7). Em publicação nas redes sociais, Lula lamentou as mortes e garantiu apoio federal às ações de resgate e reconstrução.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu o presidente.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, seis pessoas morreram, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Há ainda duas pessoas desaparecidas e 432 feridos. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou o fenômeno como um tornado de categoria F3, com ventos que chegaram a 250 km/h.
A tragédia destruiu cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, município de aproximadamente 14 mil habitantes, localizado a 400 quilômetros de Curitiba. Casas foram completamente arrasadas, veículos viraram destroços e boa parte da infraestrutura pública foi comprometida.
Lula informou que uma equipe federal foi enviada à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, acompanhados de técnicos da Defesa Civil Nacional.
“Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, afirmou o presidente.
Em postagem na rede X (antigo Twitter), Gleisi Hoffmann destacou que a prioridade é a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal.
“A missão é levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado que atingiu cidades na região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução”, disse.
O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, medida que permite acelerar a liberação de recursos e a adoção de ações emergenciais.
“Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente as pessoas hoje não têm mais onde dormir. Nós já estamos preparando alojamentos desde ontem à noite”, afirmou o governador.
(OBemdito com informações da Agência Brasil)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais