Umuarama

Bombeiros de Umuarama estão de prontidão para ajudar Rio Bonito

Dois bombeiros da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM), com sede em Umuarama, estão de prontidão para atender novas ocorrências em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou a cidade entre sexta-feira (7) e sábado (8).

Os militares integram a Força-Tarefa estadual e foram deslocados à região ainda na noite de sexta-feira, retornando neste sábado (8), mas permanecem mobilizados para qualquer novo acionamento. “Com relação ao município de Rio Bonito, temos dois militares que fazem parte da Força-Tarefa, que são acionados em casos como esse. Os militares se deslocaram na noite de ontem e retornaram nesta manhã, ficando em prontidão para qualquer acionamento”, informou o aspirante Augusto Malheiros, da 2ª CIBM.

Destruição

Imagem aérea feita pela Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná neste sábado mostra a dimensão da destruição provocada pelo tornado: casas foram totalmente arrasadas, veículos destruídos e ruas inteiras desapareceram. Segundo o governo estadual, cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município foram danificados.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública (Decreto 11.838/2025) e acompanha pessoalmente os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais equipes na região. O fenômeno, classificado inicialmente como F2 na escala Fujita, deixou seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava, além de uma pessoa desaparecida.

As vítimas em Rio Bonito são três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos. Em Guarapuava, morreu um homem de 53 anos. O governo informou que 437 pessoas receberam atendimento médico nas regiões de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel.

A Defesa Civil Estadual enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona à cidade. A população foi orientada a não enviar doações por conta própria neste primeiro momento, até a definição dos pontos oficiais de arrecadação.

O Simepar confirmou que o tornado foi gerado por uma supercélula, tipo raro e altamente destrutivo de tempestade. O fenômeno pode ter alcançado ventos acima de 250 km/h, o que elevaria sua classificação para F3.

“Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria. O tornado foi extremamente severo”, afirmou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.

Enquanto o Centro-Sul vive a tragédia, o Noroeste do Paraná também sofreu com os efeitos das chuvas. Em Umuarama, a Defesa Civil Municipal registrou oito árvores caídas, duas casas destelhadas, alagamentos e a queda de uma placa na rodoviária. Não houve feridos, e equipes da prefeitura atuaram na limpeza e atendimento às famílias afetadas.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais