Paraná

Ratinho Junior decreta calamidade em Rio Bonito após tornado devastar cidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou, neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que destruiu cerca de 90% das residências e dos prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento.
O decreto foi publicado sob o número 11.838/2025.

Ratinho Junior está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de equipes estaduais que atuam no atendimento à população e no levantamento dos danos à infraestrutura.

“Desde os primeiros relatos da população, começamos a mobilizar as equipes do interior e também da capital, principalmente para atender as pessoas desabrigadas. Ao longo da noite, acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e enviamos tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, mais equipes chegaram à cidade”, afirmou o governador.

“Agora estamos aqui para fazer o levantamento local da infraestrutura atingida. Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, completou.

O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação e permite que o governo adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta a situações de desastre e garantir suporte rápido à população atingida.

A partir da publicação, o município também poderá solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para obras de reconstrução.

Mobilização estadual

Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender os moradores. O governo estadual enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio vindas de várias regiões do Paraná.

Fundo Estadual

O Paraná mantém um Fundo Estadual de Calamidade Pública, administrado pela Defesa Civil, voltado exclusivamente para o atendimento a desastres naturais. O fundo financia ações como reconstrução de infraestrutura, compra de materiais de assistência humanitária, abrigo temporário e recuperação de equipamentos públicos.

Nesta semana, o governo destinou R$ 50 milhões ao fundo para o atendimento de municípios afetados pelas chuvas da semana anterior, reforçando a capacidade de resposta do Estado a eventos climáticos extremos. Os recursos também permitirão ampliar o apoio às cidades que enfrentam emergências, garantindo que o socorro chegue de forma mais rápida e eficiente.

(OBemdito com informações da Agência Estadual)

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais