Umuarama

Chuva forte causa destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos em Umuarama

A chuva forte que atingiu o Paraná entre a tarde de sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8) provocou estragos em diversas regiões do Estado. Em Umuarama, a Defesa Civil Municipal registrou a queda de oito árvores, duas casas destelhadas, pontos de alagamento e a queda de uma placa na rodoviária.

Apesar dos prejuízos, não houve feridos e equipes da prefeitura trabalharam durante a noite e na manhã deste sábado na desobstrução de vias e no atendimento a famílias afetadas.

Enquanto o Noroeste enfrentava transtornos pontuais, o Centro-Sul do Paraná foi palco de uma tragédia climática. Um tornado atingiu em cheio o município de Rio Bonito do Iguaçu, deixando cinco mortos, três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14. Uma sexta vítima, um homem de 53 anos, morreu em Guarapuava. Há ainda uma pessoa desaparecida.

O Governo do Paraná confirmou os óbitos e informou que 437 pessoas foram atendidas nos hospitais das regiões de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel. Segundo a Defesa Civil Estadual, 53 bombeiros atuam no socorro e levantamento de danos.

O órgão enviou 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 kits de limpeza, 150 kits dormitório e 54 bobinas de lona à cidade atingida. O governo pediu que a população não envie doações por conta própria neste momento, até que sejam definidos os pontos oficiais de arrecadação.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade que atingiu Rio Bonito foi uma supercélula, fenômeno meteorológico raro e de alta intensidade, responsável pela formação do tornado.

O evento foi classificado como F2 na escala Fujita, o que indica ventos entre 180 km/h e 250 km/h, embora análises em andamento indiquem que, em alguns pontos, o fenômeno possa ter ultrapassado essa velocidade, chegando à categoria F3.

“Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e destruição de casas de alvenaria. O tornado foi extremamente severo”, afirmou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.

A formação do tornado foi impulsionada por um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil, associado ao avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical. As rajadas de vento chegaram a 82,4 km/h em Dois Vizinhos, 76 km/h em Cornélio Procópio e 74 km/h em Campo Mourão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O volume de chuva ultrapassou 40 mm em diversas cidades, entre elas Candói, Guarapuava e Campo Mourão. A previsão é de que o sistema continue avançando em direção ao Estado de São Paulo neste sábado (8).

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais