Tempestades severas devem atingir o Paraná entre sexta (7) e sábado (8) (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, elaborada nesta quinta-feira (6) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em parceria com a Defesa Civil, aponta o agravamento do cenário meteorológico no Estado entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8).
O documento indica a ocorrência de tempestades severas em várias regiões, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo.
As instabilidades chegam após uma breve trégua. Nesta quinta-feira, o tempo permanece estável na maior parte do Paraná, com exceção da faixa Leste. “Há incursão de umidade do oceano para o continente, o que forma nuvens entre o Litoral, Serra do Mar e Região Metropolitana de Curitiba, mantendo as temperaturas mais amenas. Pode haver chuviscos ocasionais na Serra do Mar”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Depois de dois dias com temperaturas acima dos 28 °C, Curitiba não deve ultrapassar os 22 °C nesta quinta. No interior, o amanhecer registra mínimas próximas de 9 °C entre General Carneiro, Palmas e Clevelândia, mas as máximas voltam a subir, podendo passar dos 30 °C em Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.
Na sexta-feira (7), o calor se intensifica, com máximas de até 34 °C no Norte e Oeste do Estado. Segundo o Simepar, essa elevação térmica contribui para o aumento da severidade das tempestades. A combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País e o avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical deve provocar temporais a partir da tarde.
As chuvas começam no Sudoeste e Oeste, se espalhando para o restante do Paraná entre o fim da tarde e a noite. Na madrugada de sábado (8), as instabilidades atingem a faixa Norte, nas divisas com São Paulo.
O boletim indica risco muito alto de ocorrências no Oeste e risco alto no Leste, com previsão de chuva localmente intensa acumulados acima de 50 mm, descargas elétricas, ventos superiores a 80 km/h e granizo pontual.
De acordo com a Defesa Civil, o cenário pode causar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Entre sábado à tarde e domingo (9) pela manhã, o afastamento do ciclone extratropical para o oceano deve gerar rajadas entre 40 e 60 km/h no Leste, podendo ultrapassar 70 km/h no Litoral, o que pode provocar agitação marítima. O risco é moderado para essas ocorrências.
Os alertas vigentes podem ser consultados no site da Defesa Civil. Moradores também podem receber notificações diretamente no celular: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199.
(OBemdito com informações do Simepar e Defesa Civil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais