Umuarama

Simepar prevê ventos fortes e granizo e Umuarama e região entram em alerta

Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, elaborada nesta quinta-feira (6) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em parceria com a Defesa Civil, aponta o agravamento do cenário meteorológico no Estado entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8).

O documento indica a ocorrência de tempestades severas em várias regiões, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo.

As instabilidades chegam após uma breve trégua. Nesta quinta-feira, o tempo permanece estável na maior parte do Paraná, com exceção da faixa Leste. “Há incursão de umidade do oceano para o continente, o que forma nuvens entre o Litoral, Serra do Mar e Região Metropolitana de Curitiba, mantendo as temperaturas mais amenas. Pode haver chuviscos ocasionais na Serra do Mar”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Depois de dois dias com temperaturas acima dos 28 °C, Curitiba não deve ultrapassar os 22 °C nesta quinta. No interior, o amanhecer registra mínimas próximas de 9 °C entre General Carneiro, Palmas e Clevelândia, mas as máximas voltam a subir, podendo passar dos 30 °C em Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.

Na sexta-feira (7), o calor se intensifica, com máximas de até 34 °C no Norte e Oeste do Estado. Segundo o Simepar, essa elevação térmica contribui para o aumento da severidade das tempestades. A combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País e o avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical deve provocar temporais a partir da tarde.

As chuvas começam no Sudoeste e Oeste, se espalhando para o restante do Paraná entre o fim da tarde e a noite. Na madrugada de sábado (8), as instabilidades atingem a faixa Norte, nas divisas com São Paulo.

O boletim indica risco muito alto de ocorrências no Oeste e risco alto no Leste, com previsão de chuva localmente intensa acumulados acima de 50 mm, descargas elétricas, ventos superiores a 80 km/h e granizo pontual.

De acordo com a Defesa Civil, o cenário pode causar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Entre sábado à tarde e domingo (9) pela manhã, o afastamento do ciclone extratropical para o oceano deve gerar rajadas entre 40 e 60 km/h no Leste, podendo ultrapassar 70 km/h no Litoral, o que pode provocar agitação marítima. O risco é moderado para essas ocorrências.

Monitoramento das condições

Os alertas vigentes podem ser consultados no site da Defesa Civil. Moradores também podem receber notificações diretamente no celular: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199.

(OBemdito com informações do Simepar e Defesa Civil)

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

2 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais