Foto: Gabriel Rosa/Arquivo AEN
Uma pesquisa da Paraná Pesquisas, encomendada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), apontou alto índice de aprovação ao modelo cívico-militar no Paraná, implantado há quase cinco anos. O levantamento ouviu 1.510 pais e responsáveis e 1.212 professores e pedagogos de escolas da rede estadual em outubro.
De acordo com os dados, 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos afirmaram estar satisfeitos com o modelo, que atualmente abrange 312 escolas e cerca de 190 mil alunos em todo o estado. O grau de recomendação também foi considerado alto: 85,9% dos pais disseram que recomendariam o modelo a outras famílias, e 82,1% dos docentes indicariam a outras escolas.
Entre os pais entrevistados, 90% relataram satisfação com a disciplina dos estudantes e 70,5% afirmaram que os filhos estão aprendendo mais após a implementação do formato cívico-militar. A pesquisa ainda mostra aprovação quanto ao desempenho dos diretores (91,5%) e à relação da comunidade escolar (78,9%).
No grupo de professores e pedagogos, 73,5% apontaram a disciplina como um dos principais fatores positivos, e 82,4% avaliaram de forma positiva a atuação dos monitores militares nas escolas. Além disso, 51% acreditam que houve melhora no rendimento dos alunos e 66,9% disseram se sentir mais respeitados por eles.
O levantamento também mostra uma mudança de percepção entre os docentes: antes da implementação, 46,3% eram favoráveis ao modelo, número que passou para 69,9% atualmente.
A Secretaria da Educação divulgou ainda a lista de 50 escolas que passarão por consulta pública nos dias 17 e 18 de novembro para possível adesão ao modelo a partir do ano letivo de 2026. As instituições estão distribuídas em 34 municípios, incluindo Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama e Ponta Grossa. Veja a lista abaixo:
Segundo a Seed-PR, os critérios para seleção das unidades seguem parâmetros técnicos definidos pelo Departamento de Educação. O modelo será mantido apenas nas escolas em que a maioria da comunidade escolar — pais, alunos e professores — aprovar a adesão.
A sondagem tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,9 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente, entre professores e pais.
(OBemdito e AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais